RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 10 de janeiro de 2026

PADRE É CONDENADO A MAIS DE 24 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPROS DE VULNERÁVEIS

Cerca de 60 crianças teriam sido vítimas dos abusos cometidos desde 1975

A justiça de Minas Gerais condenou a 24 anos e nove meses de prisão, o ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 78 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, cometido contra mais de 60 vítimas. A decisão determina ainda o pagamento de R$ 30 mil por danos morais.

Bernardino foi afastado pela arquidiocese de Belo Horizonte em 2021 após ser alvo de dezenas de denúncias de abusos sexuais contra crianças, com idades entre 3 e 11 anos, em um sítio no município de Tiros, na região do Alto Paranaíba. Os crimes teriam sido cometidos desde 1975.

Conforme a polícia, o último caso teria ocorrido em 2016, quando uma vítima, de 4 anos à época, teria sofrido abusos durante uma festa de casamento em um sítio. O crime foi denunciado à polícia em 9 de agosto deste 2025, dando início às investigações contra o idoso.

Os investigadores apuraram que ele cometia os crimes durante excursões realizadas para um sítio, onde dezenas de crianças ligadas à Igreja, participavam das atividades.

Em 23 de outubro de 2024 ele chegou a ser preso, mas pouco tempo depois, em 28 de novembro, a Justiça determinou a soltura do investigado que passou a aguardar o julgamento em liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica. De acordo com a Justiça, os argumentos apresentados para a soltura dele na época, foram comorbidades, idade avançada e o tempo decorrido desde os fatos.

A decisão da condenação é de primeira instância, e cabe recurso. A CNN tenta contato com a defesa do ex padre.

Fonte: Daniela Mallmann/CNN

Foto: Reprodução/Google Street View

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.