RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

ANVISA MANDA RECOLHER REMÉDIOS VENCIDOS EM EMBALAGENS TROCADAS

Remédio para problemas gastrointestinais foi vendido em caixa de medicamento para pressão alta, e antialérgico em embalagem de antidiabético

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de dois medicamentos que estavam sendo vendidos em embalagens trocadas. A resolução, publicada nessa quarta-feira (7/1), informa que as empresas responsáveis já retiraram os remédios do mercado.

Um dos produtos recolhidos é o lote OA3169 do Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado – 40mg, um medicamento indicado para tratamento de problemas gastrointestinais.

A empresa responsável, a MedQuímica Indústria Farmacêutica Ltda, comunicou à Anvisa que a caixa do produto foi trocada pela embalagem do Hidroclorotiazida 25mg, indicada para tratar pressão alta. Ou seja, o consumidor poderia comprar um remédio gastrointestinal e receber um para pressão alta.

O segundo produto retirado do mercado é o lote 569889 do antialérgico Alektos 20mg, da empresa Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. A empresa identificou que a embalagem do produto havia sido trocada pela do medicamento Nesina, indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2.

Panetones contaminados com fungos

Nesta semana, a Anvisa também determinou o recolhimento de panetones contaminados com fungos. Os produtos contaminados são da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda.

Os produtos também estão proibidos de serem comercializados, distribuídos ou consumidos. A medida atinge os seguintes lotes:

Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional  – 140g (lote: 251027)

Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” – 700g (lote: 251027)

Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – 700g (lote: 251027)

Panetone com Frutas Trufado Tradicional – 700g (lote: 251027)

A empresa D’Viez comunicou à Anvisa o recolhimento voluntário dos lotes.

Fonte: Pedro Grigori/Metrópoles

Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.