RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

ANVISA RETIRA DE CIRCULAÇÃO MOLHO DE TOMATE COM PEDAÇOS DE VIDRO

A rede RASFF é uma ferramenta da União Europeia para a troca rápida de informações sobre riscos graves em alimentos e rações animais

A Anvisa determinou, na última quarta-feira (07), o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro. Com isso, o lote do produto teve a sua comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo suspensos. 

O motivo da suspensão foi o alerta da rede RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed - Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações) de que o lote do molho de tomate importado para o Brasil continha pedaços de vidro. 

A rede RASFF é uma ferramenta da União Europeia para a troca rápida de informações sobre riscos graves em alimentos e rações animais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (7), a Resolução nº 32/2026, que proíbe a venda, a distribuição e o uso de determinados lotes de fórmulas infantis de marcas associadas à Nestlé Brasil Ltda. por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

Segundo o texto da medida, a ação tem caráter preventivo, após a detecção da toxina em ingredientes usados na produção de alguns lotes em uma fábrica localizada na Holanda. A descoberta motivou a Nestlé a iniciar um recolhimento voluntário desses produtos no Brasil e em diversos países do mundo. 

Fonte: Band.com

Foto: Reprodução/Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.