RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

ENTREVISTA: PREFEITO DE JOÃO DIAS DIZ QUAL O INSTANTE POLÍTICO DO MUNICÍPIO.

Paulo de Tarso, três vezes prefeitos de João Dias, sendo em 2008 campeão em votos proporcionais no RN obtendo 92,19 dos votos válidos, em entrevista por telefone ao blog politicaemdia2012, faz uma análise da sua gestão e quais os planos para a sucessão 2012.

COMO É GOVERNAR JOÃO DIAS, COM UM FPM MÍNIMO?
É muito difícil, principalmente com as constantes quedas das verbas do Fundo de Participação dos Municípios. Também, a ausência das verbas parlamentares por causa dos entraves que o governo federal está impondo. Além de, este mesmo governo municipalizar a saúde e não proporcionar meios para que possamos gerir os programas,como exemplo os agentes de endemias, que não tem reajuste desde quando foi criado e sabemos que estes agentes são cruciais para o combate a praga que é a dengue e a prefeitura é quem cobre as despesas excedentes. Também vale ressaltar o piso salarial dos professores, que diga-se de passagem é mais que justo, mas não está sendo feito o repasse deste acréscimo. Inclusive, o presidente da CNM, Paulo Zilkoski disse que o governo não repassará este ano tal diferença e principalmente os pequenos municípios serão prejudicados, por que caso pudéssemos pagar feriria a Lei de Responsabilidadde Fiscal. É uma faca de dois gumes. Será que os prefeitos de municípios pequenos terão que demitir funcionários para puder pagar este reajuste?
Mas mesmo assim, estamos fazendo planejamentos e uma excelente gestão de recursos, para sanar estas dificuldades e a população tem total e amplo conhecimento que nossa gestão tem trabalhado para que ultrapassamos estas dificuldades. Mesmo com estes obstáculos, temos uma folha de pagamento em dia e os serviços essenciais estão sendo realizados. Na área da agricultura teve este ano, o corte de terras sem nenhum ônus para o pequeno agricultor e isso só foi possível diante da organização da secretaria de agricultura em harmonia com a administração municipal.
Nosso povo é muito hospitaleiro e consciente. E nossa religiosidade é um dos pontos fortes de congratulação do povo joaodiense, basta ver a peregrinação festiva em alusão ao padroeiro que é um dos ícones da nossa terra.
A nossa gestão tem o objetivo primordial de administrar para o bem comum, não de forma isolada.

QUAL A RELAÇÃO EXECUTIVO/LEGISLATIVO NO ÂMBITO MUNICIPAL?
Melhor impossível. Para se ter um ideia, os nove legisladores são da base de sustentação do governo. O respeito e minha gratidão aos vereadores norteia a relação executivo/legislativo. Não podia ser melhor.

VALDIR JÁCOME FOI SEU ADVERSÃRIO NO PLEITO DE 2008. HOJE, É ALIADO. NÃO SERIA ISSO O PRINCÍPIO DE UMA MONOPOLIZAÇÃO POLÍTICA EM JOÃO DIAS?
Não. Isso foi uma forma de amadurecimento político. Antes de Valdir ser meu adversário anteriormente, ele é parente muito próximo e o sangue que corre nas veias dele é o mesmo que corre nas minhas artérias. O radicalismo político que pairava na política local não existe nos tempos atuais e hoje somos aliados de um só ideal.
É até estranho este seu questionamento, já que em 2008 houve uma disputa democrática e eu fui eleito com os votos da população. Então subentende-se que não há lugar para monopólio em João Dias.

O FATO DE, NOTORIAMENTE NÃO HAVER OPOSIÇÃO EM JOÃO DIAS, O FAZ PENSAR EM PERPETUAR-SE À FRENTE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL?
Já lhe respondi a esta pergunta,com a resposta anterior. Oposição há, porém quem elege seus representantes é a população e a resposta foi dada nas urnas em 2008, quando fizemos todos os vereadores. Para sintetizar, nosso sucesso na administração municipal dár-se pela forma de governar, onde governamos para todos. Com relação a nossos adversários, somos adversários políticos, apenas. Tenho o maior respeito por todos da base oposicionista. Em 2012 haveremos de lançar um nome e o povo de João Dias haverá de julgar com o respaldo dos governos que administramos.

EXISTE UM LEQUE DE PRÉ-POSTULANTES A SUA SUCESSÃO. POR ORDEM ALFABÉTICA: BELCHIOR/IRENE/SEBASTIÃO MARTINS. QUAL A SUA OBSERVÂNCIA À CERCA DE CADA UM:

BELCHIOR: É um excelente nome. Com certeza se for o candidato do nosso grupo não tenho dúvidas que será a continuidade do nosso trabalho. A honestidade; o caráter e sua firmeza são pontos cruciais para um governante. É filho natural daqui e João dias, caso seja Belchior o candidato, se orgulhará de seu gestor.

IRENE: Não há adjetivos para classificar Irene. Aliás, a alcunha que a própria população à deu, "Mãe Irene", diz quem ela é. Foi prefeita por duas vezes e diante do seu trabalho como gestora, garanto, é testada e aprovada pelos joaodienses. Também seria a continuação do governo atual.

SEBASTIÃO MARTINS: Meu atual vice-prefeito. Pessoa de extrema legaldade e espírito público que tem me ajudado muito a administrar João Dias. Também é filho natural desta terra e caso seja o escolhido, será cópia de todos os outros dois. Graças a DEUS temos dentro deste leque, pessoas de grande quilate moral e que gozam de plena credibilidade junto a nosso povo.
Necessário se faz que eu faça um comentário: Dentro da nossa ala, temos grandes nomes, que, junto com estes citados por você, são dignos de merecimento.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA A POPULAÇÃO DE JOÃO DIAS?
De confiança, esperança e fé que vamos continuar trabalhando incansavelmente em todas as áreas em benefício da nossa cidade e que seu povo continue feliz e orgulhosos de ser joaodiense e que nosso trabalho não cesse nunca, diante do reconhecimento na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.