O Bolsa Família, criado para apoiar famílias de baixa renda, atualmente paga mensalmente a mais de 21 milhões de beneficiários
Criado para apoiar as famílias de baixa renda no Brasil, o programa Bolsa Família atualmente realiza pagamentos mensais para mais de 21 milhões de beneficiários.
Contudo, uma revisão no programa poderá levar à exclusão de até 500 mil famílias, com foco principalmente nas chamadas famílias unipessoais — aquelas compostas por apenas uma pessoa.
A medida está sendo analisada pelo Governo Federal como parte de um esforço para ajustar o orçamento de 2025.
Em reunião realizada nesta terça-feira (5) com ministros do Governo Lula, novas diretrizes sobre o processo de revisão do Bolsa Família foram discutidas.
O objetivo da reavaliação é corrigir distorções no programa, com foco em reduzir gastos. A estimativa é de que até 500 mil famílias possam ser removidas do cadastro.
As famílias unipessoais tem sido alvo de questionamentos, já que o número de famílias nessa condição no Bolsa Família é desproporcional ao total da população brasileira, levantando suspeitas de pagamentos irregulares.
A revisão do cadastro pode começar em janeiro de 2025, embora os detalhes sobre os critérios exatos ainda não tenham sido divulgados.
Espera-se que o pente fino siga um formato semelhante ao realizado em gestões anteriores, com cruzamento de dados e, possivelmente, visitas de agentes do programa aos beneficiários.
Fonte: Julia Nascimento/NE 10
Foto: Núcleo de Design do SJCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.