RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

terça-feira, 4 de julho de 2017

JANDUÍS: FAMILIARES ENTENDEM QUE PACIENTE TERIA "SEGURADO A MORTE".

A morte de Dona Salete gerou uma série de versões nas redes sociais, onde segundo a visão do blog, alguns aproveitaram-se do momento, para disseminar fatos nitidamente não ocorridos.
Viúvo disse que esposa teria "segurado a morte dentro dela".

No dia de ontem, estivemos em Janduís, onde conversamos com o esposo e duas filhas da senhora Salete, falecida na última sexta-feira, no hospital da cidade de Janduís. Fato esse que causou grande movimentação das redes sociais, sempre incluindo a ausência efetiva da secretaria de saúde do município, como o  principal motivo. 
Agindo com emoção, familiares chegaram a reclamar de falta de atenção e até mesmo negligência por parte de alguns profissionais da saúde.
Mais calmos, em conversa previamente autorizada por estes, que durou pouco mais de 20 minutos, percebeu-se que na realidade o quadro da paciente já encontrava-se em estágio mais grave, como uma das filhas e o próprio marido, Francisco Menino de Aguiar, "Chico do Baixio", ressaltaram.
Segundo informações dos parentes, a senhora foi atendida na quarta-feira e ao receber soro, foi encaminhada para a cidade de Mossoró, para realizar exame. Já na quinta-feira, o médico que a atendeu, ao verificar o resultado do exame, cientificou a paciente do quadro necessário de cuidados específicos. Ainda com base nos ouvidos, Dona Salete vomitava sangue, porém em pleno estado de consciência. O viúvo, Francisco Menino, disse ao blog, que ao seu ver, o médico deveria ter encaminhado-a novamente para Mossoró, já que Dona Salete apresentava os sintomas descritos. 
Contudo, o médico, em contato com o blog no dia de hoje, expressou sua visão clínica: "Não a encaminhei, por que a paciente estava em estado estável, e seria necessário uma melhor investigação do quadro clínico, para então tomar essa atitude ou não. Tinham duas suspeitas que indicavam ser tuberculose ou câncer, contudo, seria crucial este estudo mais detalhado. A senhora fumou durante mais de 50 anos. A paciente, naquele momento, apresentava os parâmetros normais, como pressão arterial e frequência cardíaca dentro da normalidade. Havia somente uma leve falta de ar. Questionei se a mesma estava bem e na presença da filha, Dona Salete pediu para ir para casa e assim o foi. Quero ressaltar que a paciente não tinha nenhum sinal que ensejasse naquele momento, o encaminhamento. Só por cuspir sangue, com os demais sinais normais, não tem por que tomar essa postura. O que solicitei foi o encaminhamento para um pneumologista, além de requisitar os exames de base, dentre outros, de tuberculose, baciloscopia e hemograma completo", disse o médico.
"Não quero mexer com a imagem de minha mãe. É por isso que quero que tudo fique como está. Vai ser motivo de politicagem", disse Maria José, filha de Dona Salete.
"Ela segurou a morte dentro dela", disse o esposo, Chico do Baixio. Afirmação essa comungada por uma das filhas.
Quanto a suposta negligência da secretaria de saúde, ficou claro que não ocorreu, já que existiam o médico e enfermeiros para atender a paciente e que todas as providências foram tomadas. 
O que houve, foi a emoção do momento, em ter se perdido uma pessoa muito querida, que elevou os ânimos. Fato esse aproveitado por segundos, para promover a discórdia e gerar questionamentos evidentemente inexistentes. Eis o que percebemos em nossas conversas em busca da verdade dos fatos.
O blog ouviu a família, a diretora da unidade de saúde, a secretária de saúde e o médico que atendeu Dona Salete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.