RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

APONTADO COMO LÍDER DE ESQUEMA DE PROPINAS, PRESIDENTE DE EMPRESA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA RENUNCIA

Reportagem revelou que Amadeo aparece como operador de um esquema milionário de pagamento de propinas para obter concessões de serviços de saneamento

O presidente do Conselho de Administração da Copasa, Hamilton Amadeo, renunciou ao posto. A notícia foi confirmada aos acionistas da companhia e ao mercado por meio de nota publicada na noite de quinta-feira (12). A decisão se deu em meio à repercussão da revelação de um esquema de pagamento de propina no período em que o Executivo era CEO da Aegea, uma empresa privada de saneamento.

Uma matéria publicada pelo Portal UOL na quinta-feira cita Amadeo como operador de um esquema milionário de pagamento de propinas a agentes políticos para obter ou manter contratos de concessão de saneamento básico.

A reportagem detalha o conteúdo de delações premiadas que montam o esquema comandado por Amadeo e que movimentou cerca de R$ 63 milhões em propinas entre 2010 e 2018.

O grupo operava por meio de notas frias; contratos fictícios de prestação de consultoria ou locação de equipamentos; e vantagens indiretas (como compra de imóveis e veículos de luxo para políticos) para garantir licitações para a Aegea.

O esquema atuou na concessão de serviços de saneamento em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia.

Fonte: Bernardo Estillac/Itatiaia

Foto: CMBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.