Desalinhamentos Chave no Sertão e Agreste Paraibano
Um dos golpes mais sensíveis para o deputado veio de Belém do Brejo do Cruz. O atual prefeito, Leomar Maia, anunciou publicamente seu endosso à pré-candidatura do ex-prefeito de São Bento, Jaques Lúcio, para a Assembleia Legislativa da Paraíba. Este movimento representa uma quebra de continuidade, visto que em 2022, Galego Souza capitalizou quase dois mil votos no município, impulsionado pelo então prefeito Evandro Maia. A mudança de alinhamento da chefia do executivo municipal impõe um novo desafio para a manutenção de sua performance eleitoral na região.
Outra importante desfiliação que se concretizou no mesmo período ocorreu em Esperança. O prefeito Thiago Moraes foi flagrado em registros fotográficos nas redes sociais ao lado de Maria Porto, que também se apresenta como pré-candidata a deputada estadual. As imagens, divulgadas pelo prefeito de Bananeiras, Mateus Bezerra, esposo de Maria Porto, sinalizam um acordo praticamente sacramentado nos bastidores. Em 2022, o deputado Galego Souza havia obtido uma expressiva votação de mais de quatro mil votos em Esperança, então amparado pelo apoio do ex-prefeito Nobinho Almeida, antecessor de Thiago, o que evidencia a dimensão da perda atual.
A Erosão de uma Base Política Consolidada
Estas recentes baixas em Belém do Brejo do Cruz e Esperança não são incidentes isolados, mas se somam a outras deficiências já sentidas na base política do deputado Galego Souza. Prefeituras estratégicas como Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos também já haviam alterado seus apoios, revelando um padrão de reconfiguração política que fragiliza o arcabouço eleitoral do parlamentar.
Fonte: São Bento em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.