Ex-governador recebia visitas fora de hora, na sala da direção do presídio. Conversas entre ele e seus advogados também fugiam do padrão.
Bangu 8, presídio onde estava o ex-governador Sérgio Cabral, não parece uma cadeia convencional. Lá, presos circulam livremente, têm visitas em qualquer horário e ainda podem contar com a comodidade de receber encomendas. Entre os presos beneficiados com o esquema de "facilidades" estava Sérgio Cabral. As regalias foram registradas pelas câmeras de segurança da unidade. Veja imagens nas reportagens exibidas no RJTV e Jornal Nacional.
Uma das cenas mostra um preso recebendo um produto diretamente no portão do presídio. O pagamento foi feito em dinheiro e o entregador conferiu nota por nota. Depois ainda perguntou onde era a saída.
No último mês de março, o juiz Guilherme Schilling, da Vara de Execuções Penais do Rio, determinou a apreensão das imagens do circuito de segurança de Bangu 8. O objetivo do pedido era saber se existiam câmeras desligadas, ou que não filmavam os lugares certos.
O sistema de gravação realmente tinha falhas. Mas as câmeras que estavam ligadas já mostraram muito. Na prática, o presídio fechado funcionava como uma unidade semi-aberta. Os presos circulavam livremente mesmo fora dos horários de visita e de banhos de sol. Entre eles, Sérgio Cabral.
O ex-governador aparece tendo regalias que superam até mesmo os padrões de Bangu 8. Recebia visitas fora de hora, na sala da direção do presídio. De acordo com o livro de registros, a data e a hora em que Sérgio cabral era levado até lá coincidem com a presença em Bangu do filho dele, o deputado Marco Antônio Cabral.
Até as conversas com os advogados fugiam do padrão. O regulamento determina que o contato com o cliente seja feito num local específico: o parlatório. Mas as câmeras mostram que Sérgio Cabral saía dali e caminhava até o hall de entrada do presídio. Os advogados davam a volta por fora e chegavam ao mesmo local, mesmo em dias de chuva.
Ali, num ponto fora do alcance das câmeras, advogado e cliente ficavam em contato direto. Em uma ocasião é possível ver no canto da tela Sérgio Cabral e o advogado frente a frente.
As notícias da vida fora dos muros chegavam depressa ao ex-governador. No dia 17 março, ele foi cercado no corredor e recebeu abraços, cumprimentos e o carinho dos companheiros de cela e de presídio. Sérgio Cabral retribiu emocionado.
O dia e a hora coincidem com a notícia de que a ex-primeira dama, Adriana Ancelmo, iria sair de Bangu para a prisão domiciliar. No fim de maio, os 146 presos de Bangu 8 foram transferidos para a cadeia José Frederico Marques, em Benfica.
VEJA MATÉRIA NA ÍNTEGRA AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.