RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

domingo, 2 de julho de 2017

CONHEÇA O MUNICÍPIO POTIGUAR ONDE A CÂMARA DE VEREADORES NO PRIMEIRO SEMESTRE TEVE APENAS DEZ SESSÕES E TEM PROGRAMAÇÃO PARA "RECESSO" EM SETE MESES DO ANO.

Em Poço Branco, o fato de ter somente 29 sessões programadas para o ano inteiro de 2017, foi motivo de reportagens e mais reportagens em âmbito nacional. Telejornais de diversos canais veicularam notícias sobre o pouco número de sessões. Inclusive, foi tema para editorias e outros artigos de fundo no mundo televisivo.
Mas, o que dizer da Câmara de Vereadores de Triunfo Potiguar, que tem nove vereadores, (onde o último a alcançar uma cadeira nesta legislatura, teve apenas 178 votos), no 1º semestre de 2017, só foram realizadas 10 sessões ordinárias? Para esmiuçar melhor esse cenário, em março houveram 5 sessões (dias 03, 06, 10, 13 e 17) e junho, outras 5 reuniões ordinárias (dias 02, 05, 09, 12 e 16). Foram nestes dias que os senhores vereadores se reuniram para suas atividades normais.
Ou seja, os meses de abril e maio foram de uma espécie de "recesso", já que não houve sessões. E entre julho e dezembro, apenas em 3 meses os vereadores terão o dever de está na câmara. Pois nestes ocorrerão sessões. Agosto, outubro e dezembro, não.
A estimativa, seguindo o mais simples ensinamento matemático, é que em 2017 haverão em torno de 20 sessões. Mas a informação é que no segundo semestre, serão 15 sessões. Assim, a Câmara de Vereadores de Triunfo Potiguar bateria o triste recorde da Câmara de Vereadores de Poço Branco, com 25 sessões em 2017.
O salário integral dos vereadores da cidade de Triunfo Potiguar, é de R$ 3.000,00. Com o desconto, os parlamentares triunfenses recebem R$ 2.609,99.
"Eu vejo como um descaso muito grande com a população. Isso tem  que mudar. E tem que ser agora. Na terça-feira já haverei de procurar corrigir essa falha. Me sinto um pouco culpado e ao mesmo tempo não. Estou observando isso agora, depois do seu questionamento, Não tinha despertado para isso. Mas sempre achei pouco o número de sessões. Como a maioria das câmaras eram assim, acreditei que era normal. Mas depois do problema em Poço Branco, despertei para essa questão. Por não tinha maioria ano passado. Mas iremos solucionar este descaso a partir de agora", disse o vereador Francisco Antônio Fonseca, popularmente conhecido por "Necas", 
Na reportagem do G1, veiculada em 27 de abril último, foi rotulado o cargo de vereador em Poço Branco, como o "emprego dos sonhos". Seriam apenas 07 meses de trabalho. Mas, em Triunfo Potiguar, segundo informações do vereador "Necas", serão menos sessões programadas para os parlamentares de Triunfo Potiguar, que aquelas que eram programadas para os edis de Poço Branco. 
E mais: em 2017, os vereadores de Triunfo Potiguar, com base no cronograma, trabalharão somente cinco meses. Em Poço Branco, conforme a reportagem em tela, os vereadores trabalhariam sete meses. Exatamente o contrário. Os legítimos representantes do povo de Triunfo Potiguar, trabalharão apenas cinco meses e descansaram nos 7 meses restantes de 2017.
Vejamos: 
Os meses de  janeiro e fevereiro, foram de recesso que começou em dezembro do ano passado. Em março, os edis frequentaram 5 sessões, como exposto está acima. Em abril, não ouve nenhuma sessão. Em maio foram cinco reuniões ordinárias. Em junho, nada de sessões.
Para o segundo semestre, se não mudarem de imediato a planilha programada, em julho estarão reunidos por 5 ocasiões. E aí virá agosto, que será de folga para estes. Em setembro lá estarão os senhores parlamentar trabalhando para o progresso do município. Em outubro não acontecerá sessões. Em novembro, outras 5 sessões estão programadas e em dezembro, começa o recesso parlamentar.
Observem que a partir de março, os edis trabalham um mês e descansam outro. Isso até novembro, quando por 3 meses estarão sem a obrigatoriedade de frequentar a Casa do povo.
E não venham com a desculpa que o papel do vereador é também na rua, visitando e resolvendo problemas do município. Alegação mais que comum, quando se questiona o descaso daqueles que foram eleitos para representar todo o tempo, os seus munícipes. 
Isso, sem falar em eventuais faltas, comuns aos vereadores e que não são descontadas em seus contracheques. Vereador é servidor do povo e a este povo que acreditou neles, devem satisfação plena, completa e total.
Triunfo Potiguar tem, segundo estimativa do IBGE, 3.346 habitantes e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,602.
E eis que, depois de entrarmos em contato com o vereador Francisco Antônio, "Necas", este surge com a vontade de ver esta questão solucionada. Tomara. O povo não merece receber tão pouco e ter o dever de trabalhar tanto, com 30 dias de férias anualmente, quando seus servidores eletivos trabalham tão pouco, com um salário muito superior as horas de trabalho efetivo, no Poder legislativo de Triunfo Potiguar.

Se Poço Branco existe, como citou a matéria do G1, é muito bom conhecerem Triunfo Potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.