A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra, fez pronuciamento hoje no plenário da Câmara dos Deputados para defender os investimentos feitos na educação pelo Governo Federal, destacando as diferenças de investimentos federais nas universidades entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Lula, com grande desvantagem para o primeiro.
“O governo FHC não aplicava recursos nas universidades. Até o custeio era difícil”, lembrou a deputada. Ela citou que entre 2003 e 2010, durante o mandato petista, os orçamentos das universidadles saltou de R$ 6,7 bilhões para R$ 23,9 bilhões – um aumento de mais de 300%.
Fátima Bezerra rebatia o editorial publicado no jornal O Estado de São Paulo. Ela explicou que o programa federal Reuni mudou a paisagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tamanho o número de obras que foram construídas e que estão em conclusão; e que na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), o número de vagas de graduação aumentou de 210 para 2030 no período.
No país, o número de universidades quase duplicou. “É o governo do PT investindo na educação superior, pois entendemos que só dessa forma fincaremos o país no primeiro mundo”, concluiu a presidenta da CEC.
Fonte: Anna Rtuh Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.