RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NOVO MINISTRO DIZ QUE FAXINA NA AGRICULTURA É COISA PARA A POLÍCIA.

O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), disse nesta quinta-feira que, apesar de assumir o posto em substituição a Wagner Rossi, não pretende fazer nenhuma faxina. Rossi pediu demissão após várias denúncias de irregularidades atingirem a Agricultura. Para o novo ministro, quem faz investigação é a Polícia Federal. Mendes Ribeiro conversou pela manhã, por telefone, com a presidente Dilma Rousseff, que o convidou para o cargo e o instruiu a se reunir com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A Casa Civil emitiu uma nota anunciando o ministro por orientação de Dilma. Na sexta-feira, quando Dilma retornar de São Paulo, conversará com ele. A posse deverá ocorrer na segunda-feira à tarde.
- Quem faz investigação são os órgãos investigativos. Eu tenho de tratar da agricultura do Brasil. Eu tenho de falar de números. Tenho de olhar para a frente. A responsabilidade é fundamental. Eu vou ouvir muito. Eu não gosto de achar. Quem acha, comete muitos erros - afirmou.
Ao ser perguntado se pretende fazer mudanças na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde começaram as denúncias de irregularidades, Mendes Ribeiro esquivou-se.
- Estou chegando. Se eu chego pretendendo, no mínimo vocês vão duvidar do que eu possa fazer - afirmou.
- Faxina? Eu vou tratar da Agricultura. Vou conversar com a presidente e o Wagner tem feito isso e tem tido essa preocupação.
Mendes Ribeiro disse que pretende conversar muito com seu antecessor, a quem diz admirar.
- Ele fez um extraordinário trabalho - elogiou.
O novo ministro, que era o líder do governo no Congresso, afirmou que ficou sensibilizado com o apoio que recebeu de seu partido. Na noite de quinta-feira, em uma reunião no gabinete do vice-presidente Michel Temer, o PMDB decidiu rapidamente pelo seu nome. Ele será substituído na Câmara por Eliseu Padilha, amigo pessoal de Temer, mas que sempre foi oposição ao PT. Para Mendes Ribeiro, isso não será um problema. Ele acredita que Padilha ajudará o governo.
- As coisas caminharam como deveriam caminhar. Não sou eu quem vou estragar isso. Agora tenho que ir com todo cuidado para fazer jus à confiança da presidente e do meu partido.
Casa Civil confirmou Mendes Ribeiro como novo ministro
De acordo com a nota publicada nesta quinta-feira pela Casa Civil, "a oficialização do convite ocorreu nesta manhã em conversa da presidente Dilma com o deputado".
Segundo o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, Dilma aceitou a indicação de Mendes Ribeiro feita ontem à noite pelo vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo Raupp, dentro do PMDB - que já tinha o comando do ministério - Mendes Ribeiro era o melhor nome por ser de um estado agrícola e ter o respaldo da bancada ruralista.
Na votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, Mendes Ribeiro apoiou os ruralistas, contra a recomendação do Planalto. O episódio retardou a indicação dele para a liderança do governo no Congresso, mas agora é considerado um trunfo para assumir o ministério.
O suplente de Mendes Ribeiro, Eliseu Padilha, ex-ministro dos Transportes, já foi informado de que assumirá a vaga dele como deputado federal. A posse de Mendes Ribeiro deve ser no início da próxima semana.
A escolha de Mendes Ribeiro para a Agricultura foi antecipada na noite desta quarta-feira pelo colunista Ilimar Franco. De madrugada, o deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, confirmou a notícia pelo Twitter. Wagner Rossi pediu demissão após denúncias de irregularidades na pasta.
Parlamentares peemedebistas confirmaram ao GLOBO que o nome de Mendes Ribeiro foi bem recebido no Palácio do Planalto. A decisão do PMDB foi tomada depois de uma reunião da bancada do partido na Câmara, onde os deputados referendaram a indicação de Mendes.
Sarney elogia o novo ministro da Agricultura
Ao chegar ao Congresso na manhã desta quinta-feira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), elogiou o novo ministro da Agricultura. Sarney disse que ele é um homem de excelentes qualidades e que teve um grande desempenho como líder do governo no Congresso, posto que Ribeiro vinha ocupando desde o mês passado.
- O deputado Mendes Ribeiro é homem de excelentes qualidades, que teve grande desempenho na Câmara dos Deputados, onde atualmente ocupa a liderança do governo no Congresso, cargo que desempenha com grande competência.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.