Cinco cidades da região do Mato Grande e suas administrações
Municípios começam a medir o índice de aprovação de suas gestões e a intenção de voto para 2026. Alguns, já estão de antenas ligadas e bem ligadas, pensando em 2028.
E dos cinco municípios que um pool de blogs e sites desejam afeir, quatro são novos gestores. Somente um tem prefeito reeleito, contudo, cassado na 1ª instância.
BENTO FERNANDES
Em Bento Fernandes, o prefeito Jollemberg Soares Dantas, popularmente conhecido por "Berguinho da Saúde", chega ao seu primeiro ano, rompido com o gestor anterior que o apoiou. Tendo sido eleito com 49,99% dos votos validados, venceu dois outros então candidatos, cujos votos obtidos somados passaria somente um sufrágio do total que o consagrou prefeito. Berguinho conseguiu 2.139 votos, contra 1.882 alcançados por Josiano e 258 destinados a Jacson Dantas.
Em seu encalce político, a sombra do ex-prefeito Paulo Marques de Oliveira Júnior, "Júnior Marques", parece assombrar, quando se pensa em 2028.
O termômetro de 2026 será o primeiro teste de fogo para Berguinho da Saúde, que busca firmar-se como a maior liderança pol´tiivca do município.
E em 2028, Bento Fernandes pode voltar a ter uma tríplice disputa para prefeito. Berguinho da Saúde deve buscar a reeleição; Júnior Marques ou seu nome de confiança, fatalmente buscará retomar o poder e Joisano, tem amplas e justísimas condições de pensar em governar sua terra.
JANDAIRA
Já a cidade de Jandaíra vive clima de "vamos levando", quando o assunto é a união da base aliada entre o atual gestor. O prefeito de momento, Reginaldo Vitorino e ex-prefeita Marina Marinho estaram falando dois idiomas. E Marina Marinho já teria mostrado interesse total de ser candidata a deputado estadual.
No ano vindouro, a base situacionista deve dividir e aí, cantar vitória não será muito difícil, caso contrários se mantenham unidos.
Nas hostes contrárias, o ex-vereador e candidato vencido em 2024, Ricardo Paulino tem mantindo o posicionamento e buscado meios de voltar a disputar cargoe eleitvo dentro em breve. Fortalecido pelo apoio incondicional do lúder político Fábio Marinho, pai de Marina, Ricardo parece esperar a hora certa para agir. E o plieto do ano que vem é o momento primeiro.
Já para 2028, é certo uma nova candidatura do ex-vereador supracitado e, evidentemente, Reginaldo pensa em prorrogar o mandato por mais 4 anos. Marina esperaria sentada, o tempo passar?
JOÃO CÂMARA
Depois de ter vencido a tradicional ala que governou o município de João Câmara por anos,
Aide Bezerra finaliza 25% tendo, aparentemente, agradado a maioria da população. Veremos se isso se concretiza ou se é somente "ensaio de balão" de alguns próximos.
Recentemente agraciada com a Comenda "DESTAQUES DA MÍDIA", prêmio que teve seu ponto alto na festa de entrega aos homenageados, dia 22 último, Aíde Bezerra tem se fortalecido com ações principalmente voltadas para a saúde e educação.
Para 2028, não tenham dúvida que a mandatária camarense enfrentará um forte aliado do clã "mauriciano".
Com a parceria com o deputado estadual Dr. Bernardo, a gestora municipal tem construído uma saúde de qualidade. E onde o parlamentar stiver, lá estará Aíde. No caso de federal, o imblóquio será decidido após a psotura que Dr. Bernardo tomará, quanto a candidatura legislativa.
PARAZINHO
Depois de ter vencido o candidato governista, a prefeita Rita Martins enfrenta um processo de cassação que já foi votado pelo TRE e saiu derrotada por 7 X 0.
O TSE deve dar o posicionamento final nos próximos meses.
Esta situação trás um verdadeiro desgaste em toda e qualquer gestão. Tanto é que já se fala em um embate futuro entre o postulante opositor, Flávio Dantas versus a filha da atual, Gabriela Martins, autal secretária de saúde.
Para 2028, opção de apoio para deputado estadual e federal, não faltará. Ambas as alas, oposiçõa e situaçõão, está fragmentada. Ou seja, não há uma aliança única em cada fileira, com apoio de um só nome para a assembleia legislativa e câmara dos deputados.
PEDRA GRANDE
Com a possibilidade de uma nova eleição, o grupo oposicionista já tem no mínimo três nomes para a disputa esperada.
Antes, unida em torno do médico Antonio Oliveira do Nascimento Júnior, "Dr. Júnior", novas opções estão sendo sondadas, como os vereadores José Allesson Martins da Silva
, "Alesson Designer", campeão de votos em 2024 e Viviana Martins de Morais, "Viviana Martins", que tem tido uma desenvoltura destadaca naquele município.
Nas hostes governistas, dois nomes "brigam" pela preferência do líder Pedro henrique, caso seja confirmada sua cassação: a jovem vereadora Flavia Lima de Oliveira Araujo, "Flávia Lima' e o conhecidíssimo "Neto do Bar", irmão, saudoso ex-prefeito Valdemir Belchior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.