RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

SANTANA DOS GARROTES: VIGILÂNCIA SANITÁRIA VISITA LOCAL ONDE FUNCIONA MATADOURO CLANDESTINO E ALERTA PARA PUNIÇÃO


O RN POLÍTICA EM DIA veiculou matéria em 19 de novembro, mostrando um caso de extremíssimo descaso, onde animais eram abatidos a céu aberto, entre residências, tendo unicamente uma trave como objetivo de desossar. VER AQUI

Isso deu-se na cidade de Santana dos Garrotes, que pertence a microrregião de Piancó, no sertão paraibano.

No último domingo, conseguimos contato com o secretário de infraestrutura do município, Reginaldo Santos. Ouvimos do titular da pasta em tela, que medidas seriam adotadas e que no dia seguinte (20), entraria em contato conosco. Cremos, devida a nova gestão, onde há muito o que se observar, não foi possível.

No dia de ontem, veiculamos outra matéria sobre o tema, (VER AQUI), diante da seriedade do caso e enviamos aos órgãos responsáveis na esfera estadual. 

Hoje, tomamos ciência por parte de uma fonte do município, que a vigilância sanitária teria visitado o local e ajustado um "acordo" com o cidadão que praticou tamanho absurdo. Aberração esta que colocou em risco por vezes, a saúde da população de Santana dos Garrotes.

Sabendo desta providência inicial, ocorrida com a supracitada visita de um dos órgãos competentes na esfera municipal, entramos novamente em contato com o secretário de infraestrutura, Reginaldo Santos, que nos afirmou:

"Formalizamos o relatório com o pessoal da vigilância sanitária, onde eu estava presente, e firmamos o acordo para que a prática da matança fosse encerrada, tendo em vista o lugar não ser conveniente. O rapaz entendeu e concordou em não mais abater animais no local", afirmou Reginaldo Santos.

Na verdade, entendemos que lavrar um termo e adentrar nas instâncias judiciais, seria o ideal, diante do tamanho do risco que a população, correu, pela atitude insana e irresponsável do autor do fato. Foram vidas de dezenas ou centenas de pessoas que entraram em eminente possibilidade de adquirir doenças.

Esperamos que as entidades que foram acionadas, além da vigilãncia sanitária do município, tome as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.