RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

quarta-feira, 7 de junho de 2017

JANDUÍS: A SECRETÁRIA JENNIFER GURGEL É ENTREVISTADA PELO BLOG. PARTE 2.

Jennifer Gurgel, secretaria de Meio Ambiente, Urbanização e Turismo da cidade de Janduís, foi entrevistada no dia 30 de maio, pelo rnpoliticaemdia. 
A PRIMEIRA PARTE da entrevista foi publicada no dia seguinte. 
Hoje, noticiaremos a 2ª e última parte desta entrevista.
Entre as questões, a secretaria janduiense fala da possibilidade de ocupar cargo eletivo, câmara de vereadores, projetos da sua pasta e outros temas.



PARTE 2

SECRETÁRIA, A SENHORA TEM ALGUM INTUITO POLÍTICO. OU SEJA, A SENHORA TEM INTERESSE DE CONCORRER NO FUTURO A ALGUM CARGO ELETIVO? 
Não, algum. Não tenho esse interesse. Mas sempre tive e tenho total interesse de ocupar cargo público, contudo político, nenhum.

QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS QUE A SECRETARIA MEIO AMBIENTE, URBANISMO E TURISMO PRETENDE DAR A LONGO PRAZO, MESMO DIANTE DE TANTA LUTA EM TERMOS BUROCRÁTICOS?
É nosso propósito desenvolver no município de Janduís, ações que venham a equilibrar os problemas ambientes que temos. Ajudar para que haja uma maior conscientização e educação ambiental de toda a sociedade de nossas cidade, promovendo assim projetos. Dentre elas, a coleta seletiva é um dos pontos que devemos. promover palestras e um trabalho mais profundo nos estabelecimentos escolares do município.
Na área de turismo, valorizar mais ainda os pontos turísticos que temos. Eventos que possam vir a tornar mais conhecidos ainda estes atrativos. Implantar com mais intensidade as festas tradicionais. Além de que, essas ações, trás turistas e por consequência, proporcionar uma arrecadação maior, um movimentos maior na economia da cidade, agregado a isso, a criação de novos empregos, mesmo que temporário. Um projeto de arborização do nosso município é mais que um objetivo, é uma necessidade de se criar uma cidade mais verde, mais arborizada, que colabore desta forma, para uma qualidade de vida melhor. Implantar hortas e pomares em escolas, com a participar efetiva de todos os funcionários e do poder público.
Recuperar as margens de nosso rio, que hoje ver-se em total abandono. O assoreamento é muito grande. A ausência da mata nativa em seu leito é devastador. Precisamos recupera-lo, para que no futuro possamos livrá-lo da situação que encontra-se.
Para que todo ocorra como planejamos, estamos tentando retomar os trabalhos no Conselho Municipal de Meio Ambiente, que antes existia apenas no papel. Precisamos atualizá-lo e colocar para funcionar devidamente.

HÁ ALGUM DESAGRADO, POR PARTE DE ALIADOS DO PREFEITO, DEVIDO A INDICAÇÃO SUA PARA COMPOR O SECRETARIADO DA GESTÃO ZÉ BEZERRA?
Eu vejo que se houve algum desapontamento, deu-se por parte da câmara de vereadores. Na verdade, ocorreu devido a dificuldade de informação de alguns vereadores, especificamente. Parlamentares que se dizem oposição, porém fazem uma oposição, independentemente do que esteja acontecendo.
Não mandei notificação, apenas enviei cópia da Lei que já existe. Vereadores da oposição, até de uma forma irresponsável, se valeram de sessão para afirmar algo do qual eles não têm nenhuma propriedade para questionar.
Não tiveram a humildade de vir até mim. Reafirmo aqui, que estou de portas abertas para qualquer esclarecimento ou informação, seja de quem for. É preciso, antes de fazer qualquer comentário, ficar ciente de como é, de como funciona, de como ocorreu. principalmente aqueles que re´presentam o povo. Não se pode criar fatos, onde não existe, e criar polêmica, confusão na cabeça das pessoas. Estes, têm que ter pleno conhecimento dos fatos, para questionar. Meu trabalho, no tocante a essa questão, foi de conscientização, apenas. Não tenho intenção, nem poder para ditar moda. Só faço o que é meu dever. E, como secretária de Meio Ambiente, Urbanização e Turismo, devo fazer valer as regras e leis que fazem parte de minha pasta.

APÓS 150 DIAS DE GESTÃO, COM VOCÊ AVALIA A ADMINISTRAÇÃO ZÉ BEZERRA?
Vejo um trabalho integrado, de compromisso, esforço e determinação de todo o secretariado. As dificuldades são muitas, mas aqueles que estão auxiliando Zé Bezerra, estão compromissados com o resgate desta cidade. Restaurar toda a história de Janduís. Principalmente quando tenho, como é o caso, uma sintonia muito grande entre o que penso e o que o administrador pensa. Temos uma eleva afinidade em termos de política, democracia e respeito. Com Zé Bezerra, claramente ver-se que temos a liberdade de expor nossos pensamentos e posições e isso fez e faz a diferença.

COMO VOCÊ VER O QUESTIONAMENTO DO VEREADOR JOÃO NETO, NO TOCANTE A SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE DE JANDUÍS, NA CÂMARA DE VEREADORES, DIAS ATRÁS?
Não posso dizer que gostei. Não se pode misturar a vida profissional, como a vida pessoal. Dizer que fico na internet conversando besteiras, é inadmissível. Onde fica minha liberdade de expressão? Esse bem não pode ser cerceado. E mais: estou de licença médica.
No meu tempo livre, sou uma cidadã e faço o que bem entendo como certo.
O próprio prefeito, é uma pessoa que respeita a posição de cada um dos seus auxiliares. Ele sim, respeita a liberdade de cada um.
O vereador querer dizer o que posso ou não fazer, é uma atitude totalmente repudiante, ditadora, para justificar uma ação dele, que está sendo questionada por toda a sociedade.
O edil não tem esse direito. minha vida pessoal, como o próprio nome diz, é pessoal, intransferível.
Tudo isso por uma posição que adotei, em ver numa foto, que um edil pronunciava-se, enquanto alguns outros, ao invés de prestar atenção, conversavam à parte, se distraiam e utilizavam o celular. Isso sim é que deve ser combatido, afinal, são os mais legítimos representantes do povo.
Meu comentário foi: "Vergonha alheia". Por que me senti envergonhada pela postura da maioria dos vereadores, naquele momento.
Outro ponto que não entendi bem, foi o fato do vereador ser da mesma ala que sigo, politicamente.
Cobrar e reivindicar, é o papel de todos nós. Sejam cidadãos com cargos públicos ou não. Isso não é desrespeitar a câmara. É o papel, repito, do cidadão livre.
O que é desrespeito, é a atitude daqueles que não estavam alentos ao que o colega deles estava pronunciando no momento da sessão. Isso sim, é vergonhoso e digno de ser combatido.
Não se procura culpados, para cobrir erros. Devemos assumir nossos erros e corrigi-los. Isso sim, é o justo.

QUAL A MENSAGEM QUE A SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE, URBANIZAÇÃO E TURISMO DE JANDUÍS DEIXA PARA A POPULAÇÃO?
Gostaria de garantir aos janduienses, que a aceitação deste cargo por mim, deu-se pelo amor que tenho a nossa Janduís. Era preciso fazer algo e o convite veio em um momento que foi crucial, pois Janduís não poderia ficar estagnada como esteve por alguns anos. E, como secretária, como cidadã, quero que saibam que estive, estou e estarei sempre à disposição para ajudar, auxiliar minha terra e meus irmãos janduienses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.