Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial, mas terminou na 12ª posição; samba-enredo contou a vida e a trajetória política do petista: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”
A Acadêmicos de Niterói terminou na 12ª colocação no Carnaval do Rio de Janeiro e foi rebaixada nesta 4ª feira (18.fev.2026). A escola levou à Marquês de Sapucaí uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Com o resultado, a agremiação volta a disputar a Série Ouro em 2027.
A Viradouro foi a campeã do Carnaval do Rio de 2026, com 270 pontos, 5,4 a mais que a escola rebaixada.
Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói perdeu pontos em todos os 9 quesitos da apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e fechou a competição com 264,6 pontos, o pior resultado de uma agremiação desde 2022. Suas piores notas foram nos quesitos fantasia e alegorias e adereços. A única nota 10 alcançada veio na categoria samba-enredo. Dois dos 4 jurados deram nota máxima para a escola nesse quesito, o último analisado.
O maior desafio da escola na avenida era justamente fugir do conhecido “efeito iô-iô”, quando uma agremiação sobe para o Grupo Especial, mas é rebaixada para a Série Ouro já no ano seguinte. O feito de permanecer na elite do Carnaval foi alcançado apenas 5 vezes nos últimos 25 anos.
Antes da apuração das notas, a Acadêmicos de Niterói foi punida por problemas na dispersão de seu desfile na Marquês de Sapucaí, na noite de domingo (15.dez.2026). Foi multada em R$ 80 mil, mas não perdeu pontos, segundo a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). A Portela foi penalizada pelo mesmo motivo.
Fonte: Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.