RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

PRESIDENTE DO INEP VETA PUBLICAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR

O presidente do Inep, Danilo Dupas, vetou a publicação de um conjunto de 24 estudos sobre a educação superior brasileira. 

Com mais de 900 páginas, em três volumes, ele foi produzido entre 2019 e 2020 e tinha a divulgação prevista para 2021. Entretanto, assim que chegou ao instituto, Dupas a desautorizou.

Por cobrança dos autores, alguns dos principais especialistas no tema, o Inep enviou os PDFs para cada pesquisador. A única forma de ver a publicação é por meio do site das instituições que disseminaram os volumes.

Não é a primeira censura de Dupas. Em maio de 2021, ele também vetou a publicação de um estudo de um servidor da casa, Alexandre Santos, que mostrava os avanços da política nacional de alfabetização da gestão Dilma Rousseff. Rompendo com todos os fluxos, o Inep submeteu o texto a novos avaliadores externos. O texto segue guardado a sete chaves.

Para ter mais controle sobre as publicações, Dupas dissolveu os comitês editoriais das duas revistas científicas do Inep, a Rbep e Em Aberto. Os trabalhos estão parados, correndo-se o risco descontinuidade das edições no próximo ano, quando o instituto celebra 85 anos de existência.

Nova diretora de Estudos Educacionais do Inep, Michele Melo, braço direito de Dupas, servidora da Agência Espacial Brasileira, também promoveu uma dança das cadeiras no setor que cuida da linha editorial do Inep e está diretamente envolvida na últimas decisões do instituto.

Fonte: Lauro Jardim

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.