RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 23 de outubro de 2021

FIOCRUZ VAI AVALIAR EFEITOS DA COMBINAÇÃO DE VACINAS PRODUZIDAS NO BRASIL

1400 vacinados com CoronaVac e AstraZeneca vão participar do estudo da Fundação Oswaldo Cruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai realizar um estudo sobre intercambialidade de vacinas contra covid 19. A pesquisa vai avaliar os efeitos da combinação dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca, produzidos no Brasil.

O acompanhamento dos grupos terá duração de um ano. Os pesquisadores vão analisar a produção de anticorpos e a resposta imune celular contra a covid 19.Também será investigado se características genéticas dos indivíduos influenciam na resposta às vacinas.

A coordenadora do projeto e pesquisadora do Laboratório de Imunofarmacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Adriana Vallochi, ressalta que a combinação de imunizantes pode gerar uma resposta imune intensa e duradoura. Porém, não é possível estabelecer protocolos de intercambialidade sem estudos que confirmem a efetividade dos esquemas vacinais.

"Ainda não há dados publicados sobre a intercambialidade das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Os resultados do projeto devem esclarecer se os protocolos com combinação dessas vacinas induzem proteção e a duração da imunidade. Essas informações podem contribuir para o planejamento do [Programa Nacional de Imunizações] PNI, apontando esquemas mais efetivos e permitindo a substituição de vacinas caso haja falta de doses de um dos imunizantes", destaca Adriana.

Um erro na imunização em Rondônia foi o ponto de partida do projeto. Em fevereiro, profissionais de saúde de Porto Velho, que haviam recebido a primeira dose da CoronaVac, foram vacinados com a segunda dose da AstraZeneca. Logo após o episódio, pesquisadores da Fiocruz Rondônia, IOC e IFF iniciaram estudos para investigar as consequências da vacinação trocada.

Ao identificar a grande quantidade de registros deste tipo na Rede Nacional de Dados em Saúde, com cerca de 16 mil casos notificados no país até abril, os cientistas decidiram realizar uma investigação nacional e apresentaram a proposta de estudo ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Fonte: SBTNews
Foto: Vinicius Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.