A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) solicitou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, preste informações sobre a concessão de empréstimos pela Caixa Econômica Federal sob a intermediação e influência da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Em paralelo, a petista fez um querimento ao banco estatal sobre o tema, via Lei de Acesso à Informação (LAI).
O requerimento feito por Gleisi Hoffmann se baseia em reportagem da revista “Crusoé”, que informou que Michelle teria agido para favorecer o acesso de empresas de amigos em pedidos de financiamento da Caixa no primeiro semestre de 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Segundo a revista, as operações teriam contemplado pessoas ligadas à primeira-dama que costumam atender Michelle e enviar presentes para a família Bolsonaro.
A deputada solicita acesso aos e-mails enviados por Michelle e sua assessoria para a Caixa, informações sobre aberturas de processos de concessão de créditos, entre outros dados.
No requerimento de informação, Gleisi Hoffmann destaca que o banco estatal “foi usado indevidamente, ilegalmente e criminosamente, para privilegiar interesses privados da esposa do presidente da República e deste (seus apoiadores), em detrimento da observância dos princípios da administração (moralidade e impessoalidade) e da legislação que deve nortear a concessão de créditos pela referida Instituição Financeira Pública”.
O pedido da deputada foi encaminhado à presidência da Câmara, que é a responsável por formalizar a solicitação ao ministro.
Fonte: Bela Megale
Foto: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.