RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 19 de outubro de 2021

AUSTRÁLIA OFERECE DINHEIRO COMO INCENTIVO PARA VÍTIMAS DEIXAREM PARCEIROS VIOLENTOS

O governo australiano está oferecendo pagamentos únicos em dinheiro para ajudar vítimas de relacionamentos violentes a abandonarem seus parceiros.

A partir desta terça-feira (19), as vítimas podem solicitar o pagamento de 5 mil dólares australianos (equivalente a mais de R$ 20 mil), que inclui dinheiro em espécie e pagamentos diretos de despesas como taxas escolares.

O programa é aberto a todos os gêneros. No entanto, espera-se que as mulheres constituam a maior parte dos requerentes em um país onde uma mulher é morta pelo parceiro a cada nove dias, de acordo com dados do governo.

Embora o pagamento tenha sido bem recebido pelos defensores, alguns dizem que ele não aborda as causas profundas da violência familiar na Austrália.

Ela também disse que é preciso fazer perguntas sobre por que as mulheres são obrigadas a deixar suas casas.

“Há uma grande questão moral, ética e política aqui. Por que ela tem que passar por este trauma e mudar sua vida quando ela, na verdade, não foi a responsável pelos danos?”

A Austrália tem uma pontuação baixa nas classificações internacionais de igualdade de gênero, o que pode contribuir para uma dinâmica de poder desigual nos relacionamentos e tornar as mulheres economicamente vulneráveis.

O Relatório Global de Gênero 2021 do Fórum Econômico Mundial classifica a Austrália na posição 50 – bem abaixo dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Nova Zelândia.

Com 13,4%, a disparidade salarial de gênero na Austrália está em um nível recorde, disse o governo em sua Declaração do Orçamento da Mulher em maio, ao se comprometer a reduzir ainda mais esta divisão.

No entanto, os números mostram que a pandemia piorou a disparidade econômica na Austrália, pois mais mulheres perderam seus empregos ou tiveram suas horas cortadas durante o lockdown – mais do que os homens.

E como muitos países, a pandemia também levou a um aumento na violência doméstica australiana. De acordo com o governo, dois terços das mulheres que sofreram violência física ou sexual por um atual ou ex-parceiro durante a pandemia disseram que a violência começou ou aumentou durante a crise sanitária.

Os bloqueios impediram muitas mulheres de abandonar relacionamentos abusivos – e agora, mesmo com as restrições da Covid-19, um movimento imobiliário que aumentou os custos de aluguel tornou tudo ainda mais difícil.

As autoridades estão tentando encontrar medidas para preencher esta lacuna. Nesta terça, New South Wales – o estado mais populoso do país – anunciou seu maior investimento individual no combate à violência doméstica e familiar.

O pacote de 484 milhões de dólares australianos (US$ 360 milhões) inclui 75 novas casas de refúgios para mulheres equipadas com salas para audiências, cozinhas comunitárias e playgrounds.

Annabelle Daniel, presidente da Domestic Violence NSW, comemorou a mudança, que ela disse que ajudaria a atender a necessidade urgente de locais extras de segurança nas áreas rurais e regionais da cidade.

“Sabemos que o número de pessoas necessitadas está aumentando continuamente. Quando aumentamos a conscientização sobre a violência doméstica e familiar, as mulheres levantam as mãos em busca de ajuda”, disse ela em um comunicado.

Leia mais AQUI

Fonte: CNN

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.