RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 5 de julho de 2025

FRAUDE NO INSS: NOMES DE ONYX LORENZONI E FAUSTO PINATO SÃO CITADOS EM INVESTIGAÇÃO SOBRE DESCONTOS INDEVIDOS NO INSS

A Polícia Federal mencionou os nomes do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PP-RS) e do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) em documentos enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF) no contexto das investigações sobre descontos não autorizados aplicados a aposentados do INSS. O material foi remetido ao ministro Dias Toffoli, relator de processos relacionados ao tema, devido ao foro privilegiado dos parlamentares, que já são alvos de outro inquérito em curso.

Ambos foram citados por manterem vínculos financeiros ou comerciais com Felipe Gomes Macedo, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), uma das entidades suspeitas de envolvimento no esquema que gerou cobranças diretas nos contracheques de beneficiários do INSS. Macedo doou R$ 60 mil à campanha de Onyx ao governo do RS em 2022, ano em que a ABCB começou a atuar formalmente com o instituto. À época, Onyx chefiava o Ministério da Previdência.

Fausto Pinato, por sua vez, afirmou que o escritório político que utiliza atualmente foi alugado após a saída de pessoas ligadas à Amar Brasil do local, negando qualquer relação com o investigado. Já Onyx declarou desconhecer o doador e ressaltou que todas as contribuições à sua campanha foram legais e auditadas pela Justiça Eleitoral.

O caso veio à tona após uma série de reportagens do portal Metrópoles, iniciadas em dezembro de 2023. A apuração revelou que associações passaram a faturar bilhões com descontos automáticos e, simultaneamente, acumulavam ações judiciais por suspeitas de fraude nas filiações. As denúncias resultaram na abertura de investigações pela PF, CGU e na deflagração da Operação Sem Desconto, que levou à saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência e de Alessandro Stefanutto da presidência do INSS.

Fonte: Porto Alegre Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.