RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 24 de abril de 2025

PATU SEDIA CAPACITAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

"Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura. E são eventos desta envergadura, que nos faz enriquecer o conhecimento dos participantes e fortalecendo a rede de cuidado no município", disse a secretária de saúde, Soraia Cortez

E mais uma vez, a secretaria de saúde de Patu, busca oferecer mais oportunidades aos seus servidores e principalmente prepará-los para melhor atender o público, que é o grande beneficiado.

Desta feita, a capacitação teve como objetivo diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil, que em média tem 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano, no Brasil. Para se ter ideia mais apurada, são 134,8 casos a cada milhão de crianças e adolescentes no país.

O auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte naquela cidade, foi o palco de muito aprendizado, com explanações profundas sobre a problemática que atinge crianças e adolescentes. E a parceria entre a Casa Durval Paiva e o Ministério da Saúde, por meio do PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).

A pasta da saúde, chefia por Soraia Saraiva Cortez, segue no caminho de desenvolver ainda mais a já ampla diversificação de atendimentos. E os profissionais da saúde se fizeram presentes, com as equipes de Atenção Básica.

Como bem se sabe, o câncer infantojuvenil, sendo identificado precocemente tem maiores chances de cura e tratamento bem mais eficaz. E a capacitação teve como objetivo preparar os profissionais da área para reconhecer os sinais e sintomas da doença, o que permitirá orientá-los no que é pertinente s encaminhamento e atendimento. É o compromisso da gestão Soraia Cortez, com a saúde pública, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado para todos aqueles que necessitarem.

"Com o tratamento adequado, a maioria dos pacientes infantojuvenis terão boa qualidade de vida. Mas para isso, temos que ficar vigilantes, observar atentamente todo a qualquer sinal e reforça o alerta aos responsáveis. Queixas das crianças ou sinais de anormalidade devem ser levados em consideração para avaliação de um profissional de saúde e para o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura. E são eventos desta envergadura, que nos faz enriquecer o conhecimento dos participantes e fortalecendo a rede de cuidado no município. Para isso, a gestão Ednardo Moura, juntamente com a secretaria de saúde, estará sempre disponível para buscar mecanismos que possibilitem o nosso aprimoramento", afirmou Soraia Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.