É público e notório que a saúde do município de Patu, deu uma guinada. Uma verdadeira mudança súbita nestes primeiros 115 dias do mandato Ednardo Moura.
E, além do que proporcionou a administração local, a secretária Soraia Saraiva Cortez tem se desdobrado para atender as demandas.
De posse de dados, observa-se que já foi realizado nestes quase quatro meses muito mais do que muitos esperavam. O cenário que estava a saúde de Patu, hoje tem outro panorama, muito mais ampla no tocante a atendimentos e na forma de tratar a população.
A saúde, conforme soubemos, estava na "UTI". Comecemos citando os veículos que transportam pacientes que fazem tratamento de câncer e hemodiálise. Muitos desgastados, outros sucateados. Nos primeiros dias da gestão atual, estes veículos forma recuperados, passando por revisão, troca de pneus e toda e qualquer manutenção necessária, para oferecer conforto e segurança aos pacientes, que já sofrem com o próprio tratamento e antes tinham que se deslocar em transportes de qualidade muito inferior ao que se tem, sob o comando de Soraia Cortez. Uma ambulância teve que ser feito o motor em sua totalidade, além de trocado outras peças e a instalação ar condicionado. Uma forma de ofertar melhores condições de translado para funcionários; pacientes e acompanhantes.
Uma grande perda para o município, foi e está sendo muito sentida, já que um dos programas está parado, o que faz Patu perder verbas de suma importância para beneficiar seus munícipes, que é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). E esta perda, que pode ser considerada por pura falta de bom senso, para não usar outro termo, deu-se por uma simples falta de repassar informações por parte da secretaria de saúde na gestão anterior. Além de que, desde o ano passado não é recebido outro recurso, exatamente pela ausência de repasse de informações necessárias para que a pasta receba este benefício.
A policlínica contratou uma profissional que muito auxiliará os atendimentos de autistas e outros pacientes que frequentam aquele estabelecimento de saúde. Trata-se de uma neuropediatra. Além de que foi dobrado o número de profissionais de psicopedagogia e fonoaudiologia. Estes profissionais são fundamentais para que os autistas e outros portadores que merecem atenção especial, possam desenvolver suas habilidades, recuperando paulatinamente a saúde.
A farmácia básica foi reabastecida, já que fazia um bom tempo que a gestão anterior havia deixado de abastecer os medicamentos em quase que sua totalidade. E quem mais precisa sabe a importância deste órgão. A população mais carentes ficou muito tempo sem ter a quem recorrer. Não foi fácil. Travou-se uma verdadeira luta para aquisição de medicamentos pela escassez, ausência de dinheiro proveniente do descaso que encontrou na administração patuense. Contudo, com ajustes e muito sacrifício, foi possível abastecer as prateleiras da farmácia básica, e a cada dia, está sendo ampliando e ofertando mais medicamentos.
O laboratório municipal, segundo informações, é um dos grandes buracos financeiros que encontrou-se na saúde, já que tem um débito astronômico, o que impossibilitou reabrir.
Esta conta é da administração municipal passada. Mas soubemos que devagar, está se tentando disponibilizar os serviços do laboratório para os patuenses. Reforçar é crucial, que somente já não foi reaberto, por causa do débito herdado pela gestão atual, oriundo da administração anterior. Por enquanto, está sendo disponibilizado exames terceirizados. O que sai muito mais caro e poderiam está sendo realizados se houve zelo pelo que público é. Estrutura para estes serviços, o município tem.
O Raio-X é um dos nossos sonhos para a saúde, já que o governo municipal passado de Patu não se preocupou em adquirir um aparelho próprio. Mas, mesmo com tantas dificuldades, está sendo estudado meios que possibilitem adquirir este equipamento para servir ao povo de Patu.
No hospital municipal, além de diversas aquisições, tanto de equipamento de pequeno porte, como utensílios de cama. mesa e banho, que apesar de ser material não tão oneroso, precisamos ressaltar, não pelo preço e sim pelas condições do que havia, a aquisição de um fogão, em face do estado crítico em que estava o anterior, quando Soraia Cortez assumiu. Na verdade, uma carcaça, totalmente enferrujado, não tendo assim higiene alguma e colocando os funcionários da cozinha em risco de acidente como por exemplo cortes, o que poderia ocasionar casos de tétano.
E em maio, o mês será de novas e importantes grandes vitórias na saúde: dois ortopedistas e dois especialidades em ultrassonografia estarão á disposição da população da "Terra da Serra do Lima".



Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.