RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

BOLSONARO É ALVO DE PROTESTOS NA ITÁLIA

Com protestos, cidade italiana examinará cidadania honorária de Bolsonaro.


Moradores, partidos e associações da cidade de Anguillara Veneta organizarão uma manifestação neste sábado, 28, para pressionar a prefeitura Alessandra Buoso, do partido de extrema direita Liga Norte, a cancelar a cidadania honorária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2021. 

O local é o berço da família italiana do ex-presidente. Vittorio Bolzonaro saiu da região com sua família para o Brasil, por volta de 1878. A mudança da ortografia no nome ocorreu por conta de um erro no cartório.

A cidadania honorária não garante qualquer tipo de benefício legal para que o ex-presidente possa se mudar para o país de seus ancestrais. Mas a decisão de conceder a homenagem abriu uma crise política e um processo judicial, diante da tentativa da oposição de cancelar o gesto feito pela prefeita. 

O destino de Bolsonaro passou a ser um assunto político, com partidos ecologistas e de oposição na Itália pressionando o governo de Giorgia Meloni a não acolher o ex-presidente brasileiro.

Bolsonaro não fez uma solicitação de cidadania ao governo italiano, ainda que seus filhos tenham apresentado um pedido formal ao consulado no Brasil para acelerar os processos para que possam ter passaporte do país europeu. 

A manifestação acontecerá em frente à prefeitura antes do início da reunião do Conselho Municipal marcada às pressas e sem aviso prévio aos políticos da oposição que sempre foram contrários a concessão da honraria. Entidades como a Associação Nacional dos Partigiani e o sindicato CGIL também apoiarão o ato contra a homenagem ao brasileiro. Nos cartazes distribuídos para convocar a manifestação, Bolsonaro é chamado de "golpista".

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Jamil Chade e Janaína Cesar/UOL

Foto: Piero Cruciatti/AFP

TÍTULO NOSSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.