Autoridades australianas estão fazendo uma busca urgente por uma cápsula minúscula que foi perdida e que contém uma substância radioativa extremamente perigosa.
O objeto tem apenas 6mm por 8mm - é menor do que uma moeda de dez centavos. Ele foi perdido neste mês de janeiro entre um campo de mineração ao norte da cidade de Newman e a cidade de Perth, que estão a uma distância de 1400 km uma da outra. O material estava sendo transportado em um caminhão.
O césio-137 é uma substância usada com frequência em atividades de mineração.
O Departamento de Serviços de Emergência e Incêndios da Austrália afirma que o material não pode ser usado para a produção de armas, mas que representa um sério risco à saúde.
A cápsula contém césio suficiente para causar queimaduras por radioatividade e outros problemas no longo prazo, como câncer.
"A nossa preocupação é que alguém pegue o objeto por não saber o que é", afirma Andrew Robertson, coordenador de saúde do estado.
"Alguém pode achar que é algo interessante e guardar - no quarto, no carro - ou mesmo dar para outra pessoa", afirma ele.
As autoridades australianas alertam que qualquer pessoa que vir o objeto deve ligar para os serviços de emergência e procurar assistência médica imediata caso entre em contato com ele.
Fonte: BBC News/MSN
Foto: Getty Images e DFES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.