RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

terça-feira, 12 de julho de 2016

MORRE EX-MINISTRA LUÍZA BAIRROS AOS 63 ANOS.

Morreu nesta terça-feira, 12, a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. Ela, que é radicada na Bahia, estava em Porto Alegra e lutava contra um câncer no pulmão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, do Governo da Bahia, e pelo Geledés Instituto da Mulher Negra.
Luiza, que era doutora em sociologia (Universidade de Michigan - USA), foi uma das políticas mais atuantes nas áreas de negritude e de gênero. Natural de Porto Alegre, ela era graduada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Salvador, recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Ela se mudou para Salvador em 1979. Por aqui, atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU).
Trabalhou também em programas das Nações Unidas (ONU) contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia (Sepromi) e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de 2011 a 2014, durante o primeiro governo da presidente afastada Dilma Rousseff.
Dentre as honrarias recebidas na vida pública estão a medalha Zumbi dos Palmares (2011), emitido pela Câmara Municipal de Salvador, o título de Cidadã Baiana (2013), concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia, além do diploma Bertha Lutz, em março deste ano, entregue pelo Senado Federal a pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e a questões de gênero no Brasil.
Por meio de nota, a Sepromi lamentou a morte da ex-secretária. Ela ficou a frente da pasta entre 2008 e 2011. "Luiza Bairros foi, sem dúvidas, uma das principais protagonistas no trabalho pioneiro da Sepromi. Assumiu a pasta quando a Bahia começava a pensar seriamente as políticas de igualdade de gênero e raça, no âmbito governamental. Esteve pessoalmente empenhada em projetos de interesse da população afro-brasileira, inclusive influenciando em políticas de cooperação internacional", afirmou a atual titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, externando solidariedade à família.

Fonte: Teófilo Henrique/A Tarde
Foto: Fernando Vivas/Agência A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.