RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ASSINATURA ESTÁ IREEGULAR.

Praticamente 95% das 130 assinaturas de apoio à formação do Partido Social Democrático (PSD) colhidas em São Lourenço do Oeste (SC) e apresentadas à 49ª Zona Eleitoral (49ª ZE) da cidade estão irregulares. Cinco pessoas que já morreram, através de assinaturas falsas, figuraravam entre as irregularidades. Até mesmo presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil Gilberto Schiavini, chamado para reconhecer a assinatura de apoio ao futuro partido na 49ª ZE, declarou não reconhecer a rubrica como sua.
"É de surpreender os ilícitos anotados nas listas", comentou o chefe de cartório da Zona, Ângelo Eidt Pasquali. No relatório que lista assinaturas colhidas nos municípios de São Lourenço do Oeste (130), Novo Horizonte (50) e Jupiá (50), o chefe de cartório apontou irregularidades em todas elas, sendo as de São Lourenço do Oeste as mais grosseiras. Apenas sete das 130 colhidas foram autenticadas pelo cartório. Das irregularidades, o oficial destacou o domícílio eleitoral não pertencente à sua Zona, assinaturas diferentes das originais, eleitores cancelados por ausência à revisão eleitoral e cinco falecidos que "assinaram" apoio ao PSD. São eles: Ivo Pavan Libardoni (morto em 3.7.2009, com registro no Cartório de Registro Civil de Vitorino/PR, Hermino Joacir Cacciatori (morto em 1º.10.2008, registrado São José dos Pinhais/PR, Affonso Martignago (morto em 21.9.2009, registrado no CRC São Lourenço do Oeste/SC, João Dall Pont (óbito em 21.3.2010, registrado em Ferraria de Campo Largo/PR e Diva Lucena Libardoni (morta em 28.11.2008, registrado em São Lourenço do Oeste/SC.
"Ao analisar o agrupamento de situações, saltam aos olhos o número de dados informados pelo PSD, na lista de eleitores de São Lourenço do Oeste, que não foram possíveis de atestar a autenticidade das informações confrontadas. Tal questão mereceu uma análise mais acurada de cada caso, oportunidade em que se verificou flagrante discrepância entre as rubricas comparadas, eis que, notória e cristalina a diferença entre o formato das letras, força da empunhadura e semelhança entre as demais assinaturas constantes no corpo da lista de apoiamento", relatou Pasquali.
Segundo o chefe de cartório, as flagrantes irregularidades encontradas, configuram o crime de falsidade ideológica eleitoral, previsto no art. 350, do Código Eleitoral. Além do presidente da subseção da OAB, a eleitora Rosana Morez, também chamada ao cartório para reconhecer a legitimidade da assinatura, declarou não reconhecer as assinaturas como suas na lista de apoiamento ao PSD.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.