RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 8 de abril de 2025

PATU: CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DE RUA É UM GRANDE DESAFIO. MAS SECRETARIA DE SAÚDE ESTÁ EQUACIONANDO

A secretaria de saúde de Patu, começou no dia 22 de março, uma verdadeira "operação" para resgatar cães que vivem pelas ruas da cidade. O objetivo é manter um controle no número de animais soltos, cujo números elevados podem trazer inúmeros problemas para a população, inclusive doenças, pela falta de cuidados.

A equipe responsável pela captura dos cães, trabalharam arduamente, para levar os primeiros animais para castração. O processo é simples, mas municiado de todos os cuidados necessários.

Após a captura, os cachorros são levados para realizar exames. Na testagem para leishmaniose é feita e caso confirme a doença, o animal deve ser sacrificado. Contudo, nenhum dos animais pegos entre 22 de março e 05 de abril, apresentou o famoso e indesejável "calazar".

Não sendo constatado a leishmaniose, os cães são levados para um prédio público destinados como abrigo, onde são alimentados e recebem os cuidados devidos.

Aos sábados (22/03; 29/03 e 05/04), foram cirurgiados o total de dez cães, em uma clínica particular, pelos veterinários Halison Huston Batista Dantas e  Sílvia Pereira Alves da Silva.

Após, esperam o período pós-operatório que dura em torno de 10 a 15 dias para voltarem as ruas, sem o risco de produzirem filhotes, colaborando assim para o controle populacional de espécie.

Agradecemos ao Coordenador de Endemias, Fábio Rodrigues, que com clareza e boa vontade, nos repassou todas as informações, mostrando-se inteiramente em valorizar as iniciativas da secretaria de saúde de Patu.

"Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONG’s de proteção animal. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, também se torna uma questão de saúde. Castrando o animal você está prolongando a vida dele, e proporcionando uma qualidade de vida melhor", disse a secretária de saúde de Patu, Soraia Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.