RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 4 de abril de 2025

EDWARD OU JOSÉ EDUARDO? QUEM É O JUIZ QUE USOU NOME FALSO POR 45 ANOS

Segundo denúncia do MPSP, juiz Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield é, na verdade, José Eduardo Franco dos Reis

Denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por usar identidade falsa por 45 anos, José Eduardo Franco dos Reis, de 67 anos, foi juiz do Tribunal de Justiça paulista (TJSP) até 2018 e assinava suas sentenças com o nome Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield.

Como mostrou o Metrópoles nessa quinta-feira (3/4), a alcunha escolhida pela juiz aposentado tem referências na literatura inglesa, em clássicos de Charles Dickens e Geoffrey Chaucer. Partes do sobrenome também podem ser conectadas a uma cidade da Inglaterra e à história do Rei Artur, da cultura medieval da região.

A investigação do MPSP aponta que o juiz aposentado nasceu em Águas da Prata, no interior de São Paulo, e enganou uma série de instituições públicas se passando por Edward, um “descendente de nobres britânicos”, como afirmou em uma entrevista em 1995.

Com a identidade falsa, ele entrou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e construiu carreira no meio jurídico.

O magistrado se aposentou da 35ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo há sete anos. Segundo o Portal da Transparência do TJSP, o ex-juiz teve vencimento bruto no valor de R$ 166.413,94 em fevereiro deste ano. O valor considera gratificações, indenizações e outras vantagens. O rendimento líquido fica em R$ 143.290,55.

Fonte: Jéssica Bernardo/Metrópoles

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.