RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

SANTANA DOS GARROTES: POCILGAS ONDE PARTE É DENTRO DE AÇUDE E ABATE ILEGAL DE ANIMAIS PARECE CONTINUAR

Em vídeo gravado no dia de hoje, pelo RN POLÍTICA EM DIA, trazemos mais um grande descaso de crime ambiental em Santana dos Garrotes.

Desde novembro de 2024, que temos noticiado o absurdo que é a matança de animais de forma ilegal e totalmente anti-higiênica, na cidade de Santana dos Garrotes. Como narramos nas matérias anteriores, a atual prefeita, antes da pose, foi comunicada pelo RN POLÍTICA EM DIA, sobre o caótico e irregular funcionamento de abatedouro clandestino em uma das ruas daquele município paraibano.

Paloma Kenned, que era secretária de saúde, afirmou veementemente não ter conhecimento do caso, mas que iria tomar providências.

Em dezembro, o descaso continuou. Em janeiro, soubemos por meio do secretário de infraestrutura de Santana dos Garrotes, Reginaldo Santos, que medidas seriam tomadas. A vigilância sanitária do município, visitou o local semanas atrás e teria pedido que fosse encerrada a matança. O que foi atendido. Contudo, hoje, ao visitar o local, soubemos que tão somente mudou de local e que estariam abatendo nas proximidades, às margens do açude. O que necessita ser averiguado pelas autoridades competentes.


Outro verdadeiro crime ambiental e de saúde, são pocilgas instaladas às margens do açude do governo, como é conhecido o reservatório d'água, onde parte dos currais de porcos ficam dentro do reservatórios e outra parte em terra. estes currais de suínos, ficam poucos metros de residências.

Nos contatos que tivemos com o secretário Reginaldo Santos, anteriormente, o titular da pasta de infraestrutura se mostrou inteiramente preocupado e concordou que medidas tinham que ser adotadas.

Minutos atrás, ele respondeu nossas mensagens enviadas enquanto estávamos na cidade, por volta de 14h24 e 17h27, porém, o retorno de Reginaldo Santos mostrou-se, ao nosso entender, com total desprezo, tendo em vista que ao pedir que procurassem encerrar toda e qualquer ação que trouxe risco a população, Reginaldo afirmou:

"Não sou eu que posso resolver isso não, amigo".

Novamente interpelamos o secretário, comunicando-o que a matança, segundo informações diversas, continuava, mudando somente de lugar:

Para nossa tristeza e descontentamento, Reginaldo disse:

"Então procurem os direitos e denunciem".

É inconcebível que um secretário de governo, tenha uma postura desta.

Haveremos de requer diretamente a AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária); Ministério Público da Paraíba e autoridades de escala maior, tendo em vista a aparente ineficiência de quem deveria tomar para si a responsabilidade em coibir tamanha prática.

Ressaltamos ainda, que a responsabilidade por todas as informações, são do RN POLÍTICA EM DIA, e não de moradores, que alguns possam entender serem responsáveis por estas denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.