O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a ENGIE Brasil, maior empresa privada de energia do país, realizam até as 20h desta quarta-feira (15), em Lajes, seleção para um programa de Capacitação Profissional inédito no estado, que vai oferecer cursos gratuitos presenciais focados no setor de energia, com uma das turmas programadas exclusivamente para mulheres.
Serão oferecidas 40 vagas, no total, para os cursos de Tecnologia em Geração Eólica e Introdução às Tecnologias de Geração Fotovoltaica, ou seja, tecnologias de produção de energia a partir dos ventos e da radiação solar. As aulas serão realizadas no município de Lajes, entre 10 e 26 de janeiro.
As inscrições para concorrer a uma vaga podem ser realizadas até 20h desta quarta-feira (15), exclusivamente no Centro Paroquial de Lajes. Para se candidatar, é preciso ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. É preciso apresentar o comprovante de residência, histórico escolar, RG e CPF no ato da inscrição.
O processo seletivo para os cursos inclui, na primeira fase, análises do teste e das demais informações. O resultado dessa etapa é previsto para 17 de dezembro, com comunicação enviada para os endereços de e-mail e telefones informados na inscrição. Para quem passar, a última fase da seleção será uma entrevista online realizada pela ENGIE.
A companhia opera Usina Fotovoltaica Assú V desde 2017, em Assú, para geração de energia solar no estado, e está implantando o Conjunto Eólico Santo Agostinho entre Lajes e Pedro Avelino.
As 40 pessoas aprovadas na seleção participarão dos dois cursos oferecidos no Programa, distribuídas em uma turma mista, para homens e mulheres, e em uma exclusivamente para o público feminino.
A qualificação será realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades do SENAI no estado voltadas à educação profissional e referência do SENAI no Brasil em formação de talentos para as indústrias de energia e do gás. Rodrigo Mello, diretor do Centro, observa o aspecto inovador da iniciativa.
“É que uma das maiores características da indústria de energias renováveis é a inovação e mais uma vez essa indústria, através da ENGIE, sai na frente levando conhecimento para o interior do estado e, num setor caracteristicamente masculino, mostrando às mulheres que também há espaço para elas”, diz ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.