Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) repudiaram nesta sexta-feira (17) as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) em tom de ameaça após o órgão conceder autorização técnica para a aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade.
Em transmissão de live em suas redes sociais na noite de quinta (16), Bolsonaro afirmou que iria divulgar os nomes dos integrantes da Anvisa envolvidos na aprovação do imunizante para o público infantil. Disse que pediu a lista de forma “extra-oficial” para que “todos tomem conhecimento” dos nomes dos técnicos responsáveis pela aprovação.
“Não sei se são diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou o tal do corpo técnico. Mas seja qual for, você tem direito a saber o nome das pessoas que aprovaram a vacina a partir de 5 anos para seu filho. E você decida se essa vacina se compensa ou não”, disse Bolsonaro.
Em nota, a associação de servidores da Anvisa (Univisa) afirmou que as decisões relacionadas aos imunizantes contra a covid-19 são tomadas com base em parecer técnico de especialistas e com a consulta de entidades como Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
A organização diz que a intenção de Bolsonaro de tornar público o nome dos envolvidos na decisão trata-se de medida “abertamente fascista” com o objetivo de “retaliação”, e coloca propositalmente em risco a integridade física de servidores da agência.
“A intenção de se divulgar a identidade dos envolvidos na análise técnica não traz consigo qualquer interesse republicano. Antes, mostra-se como ameaça de retaliação que, não encontrando meios institucionais para fazê-lo, vale-se da incitação ao cidadão, método abertamente fascista e cujos resultados podem ser trágicos e violentos, colocando em risco a vida e a integridade física de servidores da Agência.”
Fonte: Congresso em Foco
Foto: Marcelo Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.