As empresas do ramo de apostas esportivas se tornaram, recentemente, um vetor econômico expressivo no mercado futebolístico nacional e internacional.
Responsáveis por investimentos significativos em acordos comerciais com clubes e torneios ao redor do mundo, os sites de apostas patrocinam atualmente 17 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, e possuem acordos comerciais com todas as emissoras de televisão que exibem o esporte em território nacional.
Além dos clubes e emissoras, boa parte dos influenciadores digitais que produzem conteúdos ligados ao futebol nas redes sociais possuem acordos com companhias do segmento. É um mercado em crescimento. O alto investimento em mídias esportivas realizado pelas companhias comprovam o papel de protagonismo econômico das empresas de apostas esportivas no futebol brasileiro, que movimenta R$ 53 bilhões anualmente no País, de acordo com um estudo realizado pela Ernst & Young Global Limited, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em virtude dos altos investimentos, é evidente que as estratégias de comunicação adotadas pelas empresas do setor buscam impactar os fãs do esporte, expandindo a cultura de apostas e conquistando novos usuários no Brasil. Segundo Bruno Maia, especialista em inovação e negócios na indústria do esporte, a nova geração consumidora de futebol busca se entreter e interagir com dados e estatísticas, fatores característicos do mundo das apostas.
"A tendência é que as empresas desse segmento se conectem cada vez mais com grupos de mídia que possuam o esporte como ativo. As apostas criam micronarrativas e promovem uma experiência particular e paralela durante uma partida de futebol. Estamos em uma época em que as estatísticas viraram entretenimento, há uma geração que consome o esporte por meio de games e que se interessa intensamente pelo consumo de dados. Certamente as parcerias entre empresas e emissoras de TV irão gerar receitas novas e importantes para esses grupos de mídia", explicou Maia.
Além de originar novas receitas para as companhias, as parcerias entre as empresas e as emissoras de TV buscam normalizar a prática na população brasileira. "Acredito que o mundo do futebol e as companhias de apostas são grandes aliados comerciais. Apesar da atividade ainda ser uma novidade no Brasil, a tendência é que ocorra uma popularização progressiva, principalmente após a regulamentação da prática. Vemos um futuro muito promissor para o mercado brasileiro, buscamos sempre gerar novas experiências ao torcedor, com ações que nos aproximem do público", explica Hans Scheiler, diretor de marketing da Casa de Apostas, empresa que é patrocinadora de Vitória e Bahia e possui acordos comerciais com a emissora Band.
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Fernando Torres
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