Senado escolherá um novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) em votação secreta nesta terça-feira (14/12)
A disputa no Senado por uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) poderá beneficiar diretamente o PT ou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Isso porque, como os três candidatos à vaga de ministro da Corte são senadores, aquele que ganhar abrirá espaço para que seu respectivo suplente assuma o mandato efetivo no Senado.
Se a senadora Kátia Abreu (PP-TO) for a escolhida pelos pares para ser a indicada da Casa ao TCU, a bancada do PT ganhará mais um senador: Donizeti Nogueira (PT-TO), primeiro suplente de Kátia.
A eventual posse de Donizeti somada à confirmação de que o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) se filiará ao PT fará com que o partido ultrapasse o PP e fique com a 4ª maior bancada do Senado, com 8 senadores.
Como Pacheco pode se beneficiar
Já uma possível vitória de Antonio Anastasia (PSD-MG) não mudará o tamanho da bancada do PSD, mas fará Pacheco ganhar um aliado de primeira hora como integrante efetivo do Senado: o empresário Alexandre Silveira.
Primeiro suplente de Anastasia, Silveira preside o PSD em Minas e é muito próximo do atual presidente do Senado. Atualmente, o empresário ocupa o cargo de diretor de Assuntos Jurídicos da Presidência do Senado.
Pacheco já disse publicamente que gostaria de ver Silveira concorrendo ao Senado nas eleições de 2022. Os mandatos de Anastasia e de Kátia Abreu (e de seus respectivos suplentes) acabam no próximo ano.
A votação para o Senado escolher o novo ministro do TCU ocorrerá nesta terça-feira (14/12). Além de Kátia e Anastasia, corre por fora o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
O TCU é composto por nove ministros. O presidente da República tem direito a indicar três – um por escolha pessoal e outros dois entre auditores e membros do Ministério Público. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.
Fonte: Metrópoles
Foto: Waldemir Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.