RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 29 de maio de 2021

BRASIL REGISTRA 1.971 NOVAS MORTES POR CORONAVÍRUS EM 24 HORAS, MOSTRA CONSÓRCIO DE IMPRENSA

País já soma mais de 461 mil vidas perdidas para o novo coronavírus.

O Brasil registrou neste sábado 1.971 novas mortes por Covid-19, elevando o total de vidas perdidas para 461.142. A média móvel de óbitos foi de 1.836, 4% menor que o cálculo de duas semanas atrás.

Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. Roraima não atualizou número de mortes pela doença. 

Nas últimas 24h foram confirmados 78.352 novos casos de Covid-19, totalizando 16.471.009 infectados pelo Sars-CoV-2. A média móvel foi de 60.644 diagnósticos positivos, 4% a menos que o cálculo de 14 dias atrás.

A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Vinte e um estados do Brasil atualizaram seus dados sobre vacinação contra a Covid-19 neste sábado. Em todo o país, 45.141.433 pessoas receberam a primeira dose de um imunizante, o equivalente a 21,32% da população brasileira. A segunda dose da vacina, por sua vez, foi aplicada em 22.032.735 pessoas, ou 10,40% da população nacional.

Governo restringe entrada de tripulantes de navios

O governo federal acatou a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passou a proibir que tripulantes de navios do Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia ingressem no país. Uma portaria extra foi publicada no Diário Oficial da União na noite de sexta-feira.

A decisão sobre as medidas sanitárias adotadas cabe ao grupo interministerial — composto pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde. De acordo com a portaria, a medida foi tomada considerando "o impacto epidemiológico" das novas variantes do coronavírus.

Neste sábado, autoridades do Vietnã detectaram uma nova variante do coronavírus que é uma "combinação" das variantes indiana e britânica e se espalha rapidamente por via aérea.

Segundo um novo estudo de pesquisadores do Instituto Pasteur de Paris, a vacina da Pfizer, uma das utilizadas atualmente no país, produz anticorpos capazes de neutralizar a variante indiana do coronavírus, embora sua eficácia seja "um pouco menor". A variante já foi detectada no Brasil e é considerada como uma "preocupação global" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: O Globo

Foto: Pilar Olivares/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.