RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 7 de outubro de 2017

DURANTE REBELIÃO, 75 PRESOS PULAM MURO E FOGEM DE PRESÍDIO SUPERLOTADO DO PIAUÍ.

Setenta e cinco presos fugiram durante uma rebelião ocorrida na Penitenciária Estadual Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, no norte do Piauí, na tarde desta sexta-feira (6). A contagem dos fugitivos foi divulgada neste sábado (7).
A Sejus (Secretaria de Estado da Justiça do Piauí) informou que 25 fugitivos foram recapturados e 50 continuam foragidos. Mais de 30 agentes penitenciários e policiais militares estão nas ruas para tentar encontrar os detentos, que fugiram dos pavilhões A, B, C e D do presídio. A Polícia Civil investiga o que motivou a rebelião. "Os presos do pavilhão C tentaram invadir o pavilhão D e começou uma briga, que ocasionou no motim e depois a rebelião em todo o presídio com todos os presos rebelados", contou o diretor financeiro do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí), Acássio Castro.
Os 390 homens que estavam custodiados no presídio, que tem capacidade para menos da metade [159 detentos], se rebelaram durante o plantão, quando havia apenas quatro agentes penitenciários fazendo a segurança da unidade, segundo o sindicato.
De acordo com normativa do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), a proporção segura em um presídio é de um agente penitenciário para custodiar cinco presos. A proporção no momento da rebelião era de um para 97,5. O sistema prisional do Piauí também está superlotado, com 4.650 presos e capacidade para 2.220. Segundo a Sejus, a penitenciária ficou bastante danificada depois da rebelião e 100 presos foram transferidos para outras unidades prisionais do Estado para impedir novas fugas. A secretaria informou ainda que já iniciou os primeiros reparos emergenciais do prédio da penitenciária. Ainda não há orçamento definido de quanto vai custar a obra.
AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA COMPLETA.

Fonte: Aline Gama/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.