RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 20 de setembro de 2011

EX-PREFEITO DE PATU É ENTREVISTADO PELO RNPOLITICAEMDIA2012.

Prefeito por dois mandatos, 2001/2008, Possidônio Queiroga pode ser o candidato da oposição em Patu. Questões judiciais são obstáculos para concretização deste objetivo. Dentre outras questões, possidônio também avalia a administração Evilásia e qual seu conceito à cerca de outros nomes da política patuense.

É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE EXISTEM ALGUMAS PENDÊNCIAS JUDICIAIS QUE PODEM INVIABILIZAR SUA CANDIDATURA AO PLEITO 2012. COMO ESTÁ NA REALIDADE SUA SITUAÇÃO NO MOMENTO?
Apesar das dificuldades financeiras, estamos trabalhando junto com a nossa assessoria jurídica para que tudo seja solucionado e eu possa assim ser candidato em 2012.

CASO ESTA QUERELA JURÍDICA SEJA SANADA À TEMPO, O NOME DE POSSIDÔNIO É UNANIMIDADE NA OPOSIÇÃO?
Sinceramente lhe digo que não. Existe na oposição de Patu, setores que divergem da nossa opinião. Mas, como política é um ato de somatória, é agregar sempre, creio que a partir de janeiro do próximo ano, haveremos de ter uma maior junção de nomes e após uma ampla análise, aquele que estiver melhor posicionado deverá ser o representante do bloco oposicionista para o embate de outubro de 2012. Os resultados da eleição de 2010 demonstrou claramente que Possidônio continua sendo uma grande liderança. Para se ter uma ideia, mesmo com a grande maioria dos vereadores contrários, de ex-secretários apoiando outros nomes, os candidatos apoiados por mim obtiveram o primeiro lugar em todas as esferas e Patu. Assim, acredito que todas as demais cabeças da oposição haverão de observar isso e seguir no rumo que melhor traduz a vontade do povo.

COMENTA-SE A APROXIMAÇÃO DE POSSIDÔNIO À LAIR SOLANO. EXISTE VERDADE NISSO?
Estou aberto a todos que militam na política de Patu. Não é só a questão de Possidônio querer. Temos um grupo e a posição dos membros deste grupo deve ser respeitava. Existe esta possibilidade com todos. Conversei com muitas lideranças e com Dr. Lair não foi diferente. Tivemos uma longa conversa e discutimos a política do nosso município, porém não ficou acordado nada, até por que entendo que o nosso nome ainda é muito forte e em decorrência disso, esta possibilidade no momento torna-se praticamente nula.

SER PREFEITO POR 8 ANOS SEGUIDOS, NÃO SE TORNA DEMAIS PLEITEAR UM NOVO MANDATO JÁ AGORA? NÃO HÁ O RISCO DA POPULAÇÃO PATUENSE TER CANSADO DE POSSIDÔNIO Á FRENTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL?
Acredito que não. A população tem mostrado que, o grupo que atualmente governa Patu, governou entre o período de 89/92; 97/2000, depois nós derrotamos este bloco que estava no poder no mesmo ano de 2000 e só quando eu não puder ser candidato é que eles voltaram para a prefeitura, vencendo as eleições de 2008. Isso caracterizou que o povo quis fazer uma nova experiência com este grupo. Para mim os oito anos foram cansativos, mas é impossível o povo sentir-se cansado de alguém que esteve presente sempre, junto a camada mais carente; que teve uma assistência ímpar para aqueles que mais necessitavam, algo que eu considero como um marco nos meus governos. Uma cidade de quase 12.000 mil habitantes, onde nestes oito anos construímos aproximadamente 600 casas populares é um fato inédito, proporcionalmente falando e muito difícil que alguém faça igual. Fizemos obras de melhorias para os mais necessitados, se não vejamos a grande maioria dos bairros do município foi calçado nos nossos governos, nestes mesmos 8 anos. Já o maior bairro do município que construímos é a Nova Patu, com quase 500 prédios e nós não tivemos tempo nem condição financeira para calçar e em praticamente 3 anos a atual gestão não calçou absolutamente nada, com exceção e uma rua com recursos que eu deixei em caixa e só agora, próximo a um novo ano eleitoral é que estão pavimentando uma rua do conjunto Nova Patu. Reformas praças e destruir obras que fizemos não está beneficiando a população carente de nossa Patu. No momento que você asfalta o centro de uma cidade pequena como a nossa, onde existia um calçamento de boa qualidade, você está desperdiçando o dinheiro público. por que não utilizou-se este recurso para calçar o conjunto Nossa Patu ou aquela área por trás do girassol,que é uma região realmente carente? Aquele povo tem que deixar de engolir poeira. Eu à frente do executivo de Patu faria tal calçamento com toda certeza, por que eu quando prefeito não pavimentei a rua onde moro, mas pavimentei os conjunto João Pereira I, II e III. Não tenho nenhuma dúvida que o povo, a população que realmente necessita, está ansioso para que voltemos ao poder.

ENQUANTO CIDADÃO, COMO VOCÊ VER ANALISE A ADMINISTRAÇÃO EVILÁSIA?
Vou responder como base em visitas que fiz a algumas comunidades. Vejamos como se deu uma visita e o que ouvi na comunidade Rajada:
Na inauguração de um saneamento básico feito pela igreja em conjunto com a comunidade. Em uma determinada residência, em conversas das mais variadas, abordou-se a questão da saúde do município. Assim, lembro-me da bandeira de campanha dos meus adversários, em 2008, quando era citado que meu governo não dava importância a saúde. Porém, o esposo da atual prefeita, que é médico, ex-prefeito por dois mandatos, dizia sempre que iria fazer um trabalho de “vergonha” em Patu. Durante os três últimos anos da minha gestão, especificamente entre 2006 e 2008, houveram poucos nascimentos em Patu. Na verdade, poucas as mulheres tiveram crianças no município, reconheço. Mas, a atual gestão está com quase 3 anos à frente da prefeitura e até o momento não nasceu uma só criança patuense. Ou seja, não nasceu nenhuma criança em Patu, depois que o grupo que governa o município, hoje, administra Patu. Portanto, caso seja eu o futuro prefeito de Patu ou alguém do bloco que integro, daremos a saúde prioridade total. Repito, saúde era a bandeira da campanha da prefeita Evilásia e o que foi feito até o momento? Geração de emprego e renda era outro ponto que foi defendido pela atual situação e quantos empregos foram gerados até hoje?

COMO É O RELACIONAMENTO POSSIDÔNIO COM O LEGISLATIVO MUNICIPAL?
Não tenho o que questionar. São pessoas que gozam de respeito. Alguns mudaram de lado, provando que são “amigos do poder”. São pessoas que a gente não pode ter a certeza que aceitam ser liderados.Isso quer dizer que no momento que houver uma mudança de governante, estas mesmas pessoas mudarão também de lado. Não podem viver longe das tetas do poder. Entendo que o nosso grupo, que é feito de grande da massa popular, povo simples, não vai aceitar esta reaproximação. Mas política não se faz espalhando, faz juntando. Creio que alguns políticos destes, caso sejam reeleitos e chegando nossa ala a prefeitura, vão querer uma união com o poder. No momento, sem citar nomes, tenho muita amizade com o vereador Figueiredo (Bodinho), com o vereador Xanxan e acredito numa reeleição destes.

VOLTANDO A SUA SITUAÇÃO JURÍDICA. CASO NÃO POSSA SER CANDIDATO, QUAL O NOME QUE MAIS DESPERTA DENTRO DO GRUPO?
Não tenho como citar nomes no momento. Tenho compromisos com meu grupo, mas creio, repito, que estas questões não impedirar uma candidatura minha. Foi prefeito por oito anos, satisfiz o meu ego pessoal, mas supondo que eu não possa disputar o pleito de 2012, faremosuma pesquisa onde colocaremos vários nomes do nosso bloco e assim decidiremos. Isso se houve a impossibilidade de Popô ser candidato.

DE FORMA BEM BREVE, COMO VOCÊ CLASSIFICA POLITICAMENTE OS NOMES ABAIXO:
ALUÍSIO DUTRA:Uma pessoa de bem. Tem envolvimento com a área jornalística e é integrante do Partido dos Trabalhadores e que criticou muito a independência da secretaria de educação no meu governo e tendo sido secretário de educação na atual gestão, não conseguiu esta tal independência financeira da mesma secretaria. Desta forma, zero para ele, por ter cobrado o que teve a oportunidade e não o fez. Tenho certeza que com essa administração que ai está, ele mais se queimou que se vangloriou.
ATIMAR GODEIRO: Uma pessoa simples, séria e que reúne as condições de um dia vir à governar Patu. Em 1996 ele deixou o "cavalo passar selado"; em 2008 também permitiu que a mesma oportunidade escapasse. Assim, entendo que não é o seu momento, hoje. Mas é um nome que tem aceitação junto ao povo, mas lhe falta agrupamento político forte. Se tiver o apoio da situação, será proporcionará uma boa disputa. Creio que quando Atimar concluir seus trabalhos, sua missão na caixa econômica federal, vindo residir em Patu terá amadurecimento para melhor almejar o executivo municipal.
DR. EDNARD: Não farei comentários sobre esta pessoa. É uma figura ingrata, que teve meu apoio pessoal; financeiro e administrativo e que hoje fala muito mal de mim, quando eu nunca falei mal dele.
DR. LAIR SOLANO: Uma pessoa de extremo caráter, de bem e que governou Patu entre 1993 à 1996 de quem eu tive o prazer de ser seu secretário de finanças e contador da prefeitura, na época. Sua esposa foi minha vice-prefeita nos oito anos que governei Patu. Um homem que não sabe esperar porta abrir. Abriu comigo em 2006, mesmo sem motivos. Meu ex-cunhado, já que fui casado com sua irmã, Nelita Solano. Hoje, dona Magnólia era para ser a prefeita de Patu, pois seria minha candidata. Só não entendo como Lair não tem nenhuma oportunidade no atual governo, já que é uma pessoa inteligente. Poderá vir a ser um aliado, em 2012.
EVILÁSIA: Não sei até onde el manda nesta administração, apesar de ser prefeita. Altamente apagada no que diz respeito a ser a chefe do executivo municipal.
POSSIDÔNIO QUEIROGA:Considero-me uma pessoa que batalha pela política e o bem-estar d população. Fiz duas gestões voltadas pelo social, pelos mais carentes. Em 2000, venci Ednard Moura com 147 votos de diferença, sendo Ednard candidato a reeleição. Em 2004, eu candidato a reeleição, não venci, goleei o mesmo Ednard Moura por 1.500 votos, numa prova cabal de que nossa administração foi aprovada por completo. Assim, vejo Popô como um nome de respeito na política patuense principalmente pela população. Fatos inusitados traduzem e ilustram essa questão: a polícia federal deteu-me e o povo se mobilizou para pagar a fiança; meus aniversários são a população que faz. Popô ainda é um personagem que faz a diferença.

QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA A POPULAÇÃO PATUENSE?
Que continuem nesta união que mantemos desde 2008 e convocar toda a militância para o dia 25, na boate pântano uma grande reunião onde estaremos organizando os partidos políticos para as eleições 2012. Estou concedendo esta entrevista, que agradeço ao amigo Cabo Kiwal que o conhece e que fez o elo de ligação entre o jornalista Mozart e minha pessoa.
Quero deixar claro que pleiteio a majoritária em 2012, mas não estou colocando imposição nenhuma. O nome que estiver melhor será o nosso candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.