Na última sexta-feira (30), a secretaria de saúde de Patu, Soraia Cortez, prestigiou o encerramento do mês alusivo ao combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O maio laranja, celebrado em todo Brasil, é muito mais do que uma simples lembrança de que não devemos calar. É uma convocação contra o silêncio de vítimas e sabedores da prática de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Soraia Cortez, que tem dado um verdadeiro "up grade" na pasta da saúde, mostrando amplamente eficiente, no que tange as ações voltadas para todos, sem distinção e com um alcance muito maior na especialidades médicas.
"O abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 195% nos últimos quatro anos no Brasil. O número de casos registrados pelo Disque 100 saltou de 6.380 para 18.826 em 2024, segundo o Ministério dos Direitos Humanos, o que é algo alarmante e precisa da participação de todos, para que possamos combater. O Objetivo desta importante campanha é promover a conscientização, informar sobre como denunciar, encorajar a comunicação aberta e criar ambientes seguros a partir da denúncia dos casos de violência contra crianças e adolescentes, por intermédio de uma rede de proteção", afirmou com exclusividade ao RN POLÍTICA EM DIA, a secretária de saúde, Soraia Cortez
É importante conscientizar as crianças para que elas entendam os riscos e se protejam. Os pais e adultos que convivem com crianças devem orientá-las, onde as pessoas podem e não podem tocá-las.
A data oficial de 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, contudo, durante todo o mês, esta causa ganha maior atenção, exatamente pela elevação nos casos registrados. A campanha "Faça Bonito" também é associada a esta data, visando sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência sexual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.