A martinense radicada em Alexandria, poetisa Alzira Carlos Fernandes, é conhecida e reconhecida pelos cordéis que escreve. Esta arte é um patrimônio cultural do Brasil desde 2018, por ser uma das grandes riquezas poéticas nordestinas e, portanto, uma tradição oral na forma de contar as narrativas sobre os lugares no Brasil e no Nordeste.
E Alzira Carlos é um dos basilares do incentivo para a comunidade manter viva e preservar a história da região através destes contos.
Com funções administrativas, foi titular das pastas da secretaria de saúde e cultura de Alexandria, Alzira Carlos também exerceu o cargo de vereadora por cinco mandatos. Na ocasião como primeira mulher a presidir o legislativo, promulgou a Lei Orgânica do Município.
Idealizadora da tradicional cantoria anual que leva seu nome, que comumente ocorre no mês de setembro, a poetisa ainda é funcionária aposentada da saúde norte-rio-grandense.
Participativa, esteve efetivamente em 14 conferências em diversos segmentos.
Integrante do Rotary de Alexandria, sendo presidente da entidade por seis mandatos, além de ser a primeira mulher governadora assistente do distrito 4500, sendo referência no Rotary.
Alzira é uma das fundadoras da Academia de Letras e Artes de Martins (ALAM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.