RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 14 de agosto de 2022

SALMAN RUSHDIE RESPIRA COM AJUDA DE APARELHO E NÃO CONSEGUE FALAR: "AS NOTÍCIAS NÃO SÃO BOAS", DIZ AGENTE

Autor anglo-indiano foi alvo de um atentado nesta sexta-feira; ele passou por cirurgia após ser esfaqueado.

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie passou por uma cirurgia nesta sexta-feira. De acordo com seu agente nos Estados Unidos, Andrew Wylie, o autor respira por meio de ventilação mecânica e não consegue falar. “As notícias não são boas”, disse o agente, em mensagem enviada ao New York Times.

“Salman provavelmente perderá um olho; os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e ferido”, acrescentou Wylie.

O autor recebeu múltiplas facadas enquanto falava em uma conferência em Nova York. Um dos ferimentos do autor foi no lado direito do pescoço e uma poça de sangue estava embaixo de seu corpo. Relatos de outras testemunhas dizem que o escritor recebeu de 10 a 15 golpes. Segundo a endrocrinologista americana Rita Landman, que estava no local, o escritor estava vivo e não precisou receber reanimação cardiopulmonar.

A polícia de Nova York prendeu o suspeito de ter atacado Rushdie. O homem detido era branco, tinha o cabelo raspado e estava usando roupas camufladas por baixo de um casaco preto. Ele invadiu o palco do centro educacional Chautauqua Institution e começou a agredir Rushdie. O escritor caiu no chão e o homem foi contido em seguida.

Rushdie foi levado do local de helicóptero por socorristas. A pessoa que estava entrevistando o escritor sofreu um leve ferimento na cabeça.

A obra de Rushdie fez com que ele se tornasse alvo de ameaças de morte no Irã desde a década de 1980. Um repórter da agência Associated Press (AP) testemunhou o episódio de violência registrado por volta de 10h30 no horário local. Um homem invadiu o palco do anfiteatro do centro educacional Chautauqua Institution e começou a agredir Rushdie. O escritor caiu no chão e o homem foi contido.

Fonte: Agência O Globo/Carta Capital

Foto: Charly Triballeau/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.