As mudanças inesperadas de posições, tem sido uma constante nas pesquisas de opinião pública veiculadas pela imprensa, realizadas no estado do Rio Grande do Norte.
DEPUTADO ESTADUAL
O que assusta, não é quem ocupa o "pódio". Mas, isso tem servido para mim, como objeto de análise. Não de convicção de quem será eleito ou não. Que fique bem claro.
O que não consigo entender, é como alguns nomes aparecem no topo da lista, quando sabemos que é praticamente impossível ver alguns destes, liderando a corrida, se o levantamento for feito com seriedade devida.
A TCM, publicou pesquisa feita pela TC2, onde aparece Ezequiel Ferreira em primeiro. Verdadeiramente é o que se espera. O atual presidente do poder legislativo estadual, deve firmar-se entre os três primeiros.
Mas, isso contraria levantamento feitos recentemente por outras empresas, onde Ezequiel integra o bloco intermediário... longe, muito longe, do percentual atingido por quem apareceu liderando pelo menos nas três primeiras colocações... A margem de erro desta pesquisa anteriormente publicada, não o colocaria nem próximo daqueles que estavam na "linha de frente", do confiável resultado da TS2.
Isso, para servir de exemplo.
O que ocorrido em alguns casos, creio, seja a péssima e desastrosa distribuição de questionários, devidamente como tem que ser. outro exemplo:
Não se pode destinar "X" entrevistados ao município de Mossoró, quando se determina o mesmo "X" para a cidade de Pau dos Ferros.
Mossoró conta com um colégio eleitoral de 183.285 eleitores aptos a votar no pleito de outubro que vem. Já Pau dos Ferros, que é também um dos maiores centros de votantes do RN, contabiliza 20.326 cidadãos e cidadãs com direito ao voto neste ano.
A disparidade é gigantesca. A capital do Oeste, tem exatamente 9,01 vezes mais eleitores que a capital do Alto Oeste.
E não venham me dizer, que dentro da metodologia aplicada em todos os órgãos de pesquisas, se faz exatamente desta maneira...
Aí, exatamente aí, é onde está a disparidade de índices. Em um instante, ver-se "tal candidato", com um percentual "Y". dois ou três dias depois, este mesmo postulante, apareça em outro levantamento, com um índice totalmente diferente, mesmo que aplicado a margem de erro de ambas as pesquisas.
Se observarmos quatro pesquisas realizadas recentemente, incluindo algumas de cunho de consumo interno, se verificará as dissimilitudes que há...
Na pesquisa TCM, percebi muitos índices que cassam com estes últimos levantamentos. Mas, observei alguns "tópicos", que merecem um estudo mais aprofundado. E, dentre estes, percebi o que foi atribuído ao candidato Dr. Kerginaldo, que tem sua base espalhada em todo estado. Inclusive em alguns grandes centros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.