Nesta sexta-feira (25), o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) formará, a partir das 9h, no auditório da Coordenação de Residência Médica (Coreme), mais seis cirurgiões gerais. Criado em 2005, o Programa completa em 2013 oito anos de existência e graduará sua sétima turma.
Para a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro, o advento da Residência Médica foi um ganho importante para o hospital. "Temos hoje um campo de formação na urgência que nenhum outro hospital do Estado pode oferecer. Ao mesmo tempo, a assistência também se beneficia com a chegada de novos profissionais".
O coordenador da Coreme, Henrique José da Mota, conta que até hoje o Programa já formou 33 novos cirurgiões gerais, dos quais muitos atuam junto ao corpo clínico do Walfredo Gurgel. Ele afirmou que "o programa tem mantido o foco no objetivo principal que passa não só pela formação básica em cirurgia geral dos profissionais, mas também ensina a lidar com as dificuldades do dia a dia. Quem trabalha na emergência precisa saber superar as dificuldades".
Sobre as mudanças ocorridas nesse período, Henrique Mota contou que, como forma de preencher uma lacuna nas cirurgias eletivas - não realizadas pelo HMWG e que ocupam cerca de 40% da carga horária dos estudantes - foram necessárias parcerias com outras unidades de saúde como o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.
Fonte: Assessoria Sesap
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.