Montante atingiu R$ 94,9 bilhões; alta é menor do que a de 2011, de 16%.
TV aberta recebeu 54% dos investimento, um total de R$ 51,2 bilhões.
Os investimentos publicitários cresceram 7% em 2012 em relação a 2011, atingindo R$ 94,9 bilhões, divulgou nesta quarta-feira (30) o Ibope Media. Em 2011, o aumento foi de 16%.
O meio TV aberta foi, novamente, o que recebeu o maior volume de publicidade. O crescimento foi de 11% nos investimentos, que passaram de R$ 46,3 bilhões em 2011 para R$ 51,2 bilhões. A participação do meio registrou leve alta, de 53% para 54%.
O meio jornal teve queda na participação, de 20% para 18%, totalizando R$ 16,7 bilhões (ante R$ 17,25 bilhões um ano antes).
O meio internet aumentou a participação de 6% para 7% e teve um crescimento de 21%, passando de R$ 5,3 bilhões para R$ 6,5 bilhões.
Entre os mercados monitorados, São Paulo foi, mais uma vez, a cidade que concentrou o maior volume de investimento publicitário, com R$ 26,5 bilhões.
O setor comércio e varejo continuou ocupando o topo do ranking, com 21% do total investido, o que representa R$ 19,6 bilhões. Em segundo lugar aparece o setor de serviços ao consumidor (educação, hotelaria, serviços de saúde etc), com R$ 8,2 bilhões. O setor de higiene pessoal e beleza permaneceu em terceiro lugar. Veículos, peças e acessórios registrou queda de 8% nos investimentos, passando de R$ 8,1 bilhões para R$ 7,5 bilhões.
Os dados são do Monitor Evolution, do Ibope Media, serviço que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação.
O estudo, que é realizado em nove meios, tem como base a tabela de preços dos veículos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.