RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 26 de março de 2025

PATU: SECRETARIA DE SAÚDE E A AÇÃO MARÇO LILÁS

"Estamos unidos procurando atender um número ainda maior de mulheres na nossa secretaria. As guerreiras mulheres patuenses, merecem toda atenção e cuidado", Disse Soraia Cortez.


Uma das neoplasias que mais acomete mulheres no Brasil, o câncer de colo de útero é também motivo de preocupação para a secretaria municipal da saúde de Patu. Proteger a população é o maior intento da secretária Soraia Cortez e toda sua equipe. E as mulheres têm lugar de destaque na meta que a pasta busca alcançar.

Nesse sentido, o Março Lilás é uma campanha de conscientização que tem como objetivo informar sobre a importância do diagnóstico precoce e alertar as mulheres sobre os cuidados necessários para a prevenção do câncer de colo do útero. 

O câncer do colo do útero se desenvolve na parte inferior do útero, chamada colo, que fica no fundo da vagina. Tem como principal causa a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e pode ser uma doença assintomática e com desenvolvimento de forma lenta.  

"Estamos unidos procurando atender um número ainda maior de mulheres na nossa secretaria. As guerreiras mulheres patuenses, merecem toda atenção e cuidado. Por isso que recomendamos que tenham mais conhecimento sobre esta problemática.

A detecção precoce do câncer de colo de útero ocorre com a realização do exame citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolau. Através dele é possível fazer o rastreamento de lesões iniciais e aplicar o tratamento adequado evitando a progressão para o câncer. O exame citopatológico deve ser oferecido às mulheres e pessoas com útero na faixa etária de 25 a 64 anos, que já tiveram atividade sexual, que é a população-alvo", este é o alerta da secretária Soraia Cortez.

O exame deve ser realizado a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com intervalo de um ano.

Toda a estrutura da secretaria de saúde de Patu, está engajada em proporcionar o melhor a todas as mulheres daquela cidade.

"Não mediremos esforços para fazer com que erradiquemos o câncer de colo do útero em nossa cidade. Fácil, concordemos que não é. Mas trabalharemos para não ver nossas mulheres sofrerem", disse Soraia Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.