O mês de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, também foi o primeiro grande desafio da saúde sob a gestão Soraia Cortez
A campanha que alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer do colo do útero, que pode ser evitada com informação e cuidados básicos, marcou a ascensão da secretária de saúde Soraia Cortez, como titular daquela pasta.
O Março Lilás, que é um movimento que acontece todos os anos dedicado à conscientização sobre o câncer de colo do útero, o terceiro tipo de tumor mais incidente entre as mulheres e uma das principais causas de morte delas no Brasil e no mundo. E foi nesse sentido, que a campanha em Patu, buscou informar a população sobre os riscos, métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce por meio de ações educativas e de mobilização.
A iniciativa é nacional, mas Patu visou conscientizar ainda mais e chamar a atenção das mulheres da "Terra da Serra do Lima", para fatores de risco, métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença. Foram diversas atividades que fizeram do Março Lilás 2025 o maior e mais abrangente evento do tipo, em todos os anos.
"Todos Juntos Contra o Câncer" agregou mulheres de todas as classes sociais, tendo em vista que esta doença não escolhe raça, cor, situação financeira ou outros grupos qualquer. É um câncer que pode se desenvolver no colo do útero ou no corpo do útero. É um tumor que resulta da multiplicação desordenada de células. Por isso tanto cuidado se faz necessário.
Soraia Cortez fez uma breve explanação sobre esta problemática:

"Os dados do Ministério da Saúde estimam que serão diagnosticados até 17 mil novos casos da doença até 2025 e indicam que cerca de seis mil brasileiras morrem todos os anos em decorrência da doença. É um tipo de tumor que apresenta uma história longa desde suas lesões iniciais até atingir o câncer. E sabemos que se diagnosticado precocemente, principalmente nas lesões iniciais ou pré-cancerosas, pode ser curado em quase 100% dos casos. Já nas fases mais avançadas, em que o tumor avançou para regiões além do colo do útero, o prognóstico se torna limitado, com perda de qualidade de vida por dores, hemorragias, comprometimento renal e até a morte. E não é isso que queremos para as mulheres. Em especial, nossas guerreiras patuenses que têm no sangue a coragem e a vontade de vencer. E é por isso que nossa secretaria se investido no combate a este mal, buscando aprimoramento principalmente na conscientização e prevenção. Vamos vencer este tão terrível "inimigo oculto" das mulheres. E o governo Ednardo Moura, tem nos dado todo suporte nesta batalha, Deixou aqui registrado meu agradecimento a cada mulher patuense, que procurou inteirar-se ainda mais; participou ativamente de todas campanhas e ações. E saibam que estamos e estaremos de portas abertas para, juntas, erradicarmos e/ou diminuir drasticamente o câncer do colo do útero", afirmou Soraia Cortez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.