RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 2 de outubro de 2022

PESQUISA IPEC: LULA LIDERA CORRIDA ELEITORAL EM 15 ESTADOS. BOLSONARO TEM VANTAGEM EM SETE E NO DF

Petista e atual presidente estão empatados em quatro unidades da federação.

Pesquisas Ipec publicadas entre quinta e sábado mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao dia da votação liderando a corrida eleitoral em 15 estados, enquanto Jair Bolsonaro (PL) está na frente em sete estados e no Distrito Federal. Em quatro unidades da federação os dois principais postulante ao Palácio do Planalto estão empatados tecnicamente pela margem de erro, que varia de dois a três pontos percentuais.

Levantamento do GLOBO mostra que o petista segue vencendo em grandes colégios eleitorais do país, como São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Ele ganha também em todos os estados do Nordeste. O melhor desempenho do ex-presidente é no Piauí, onde soma 75% dos votos válidos contra 18% de Bolsonaro. O estado é hoje liderado pelo governador petista Wellington Dias (PT). Minas, lugar que melhor espelha a eleição presidencial no país, também traz Lula à frente: o placar fica 55% a 34% do atual presidente da República. Lula tem, ainda, índices altos de vitória na Bahia (70% a 21%), em Pernambuco (69% a 23%), no Ceará (66% a 22%), no Maranhão (66% a 27%) e na Paraíba (69% a 26%).

O candidato do PL vai melhor no Sul e no Centro-Oeste, tem dois e três estados em cada região, respectivamente. Seu melhor resultado, no entanto, é em Roraima – onde pontua 67% dos votos válidos, enquanto Lula tem apenas 24%. Bolsonaro conseguiu ampliar vantagem sobre o petista em lugares como o Paraná, onde a distância para Lula pulou de nove para vinte pontos em duas semanas – lá, o presidente apoia a reeleição de Ratinho Júnior (PSD), líder da corrida eleitoral estadual. No mês passado, os dois apareciam tecnicamente empatados no estado.

O atual presidente conseguiu mudar o placar em Goiás, onde aparecia numericamente à frente em setembro, mas empatado na margem de erro com Lula por 39% a 34%. Agora, tem 50% a 38%. Também melhorou no Rio Grande do Sul. Lula aparecia liderando no mês passado por 42% a 34%. O Ipec de sexta mostra o petista numericamente à frente, mas empatado tecnicamente por 44% a 42%.

Fonte: Bianca Gomes/O Globo

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.