Quem são as eleitas?
Erika Hilton exerceu seu primeiro cargo público como deputada estadual pela Bancada Ativista em 2018. Deixou o cargo para concorrer a uma vaga de vereadora em 2020. Foi eleita a primeira travesti da Câmara dos Vereadores de São Paulo.
Duda Salabert também foi a primeira vereadora trans de Belo Horizonte, e a mais votada da cidade, em 2020.
Elas enfrentaram violência?
Ambas foram vítimas de inúmeras ameaças de morte durante seus primeiros mandatos, sendo que Duda foi votar neste domingo com colete à prova de balas.
Quantas candidatas trans concorreram?
As eleições bateram o recorde de candidaturas trans pelo país: ao todo foram 80 candidaturas, sendo 38 federais e 42 estaduais, segundo levantamento da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).
Qual a importância da eleição das deputadas trans?
Para Bruna Benevides, secretaria de articulação política da Antra, "o Brasil só tem a ganhar e a aprender" com a eleição das duas deputadas federais. "Elas abrem caminhos e marcam seus nomes na história. Elas não falam por nós, falam conosco. É um momento de alegria e comemoração apesar de todo o cenário do fascismo e do autoritarismo que também foi eleito."
Duda Salabert também comemorou. "Foram vitórias históricas, porque moramos no país em que 90% das travestis é transexuais estão na prostituição. Nossa expectativa de vida não supera 40 anos".
Apesar da manutenção de um Congresso conservador, avalia Duda, a expectativa para seu mandato é positiva. "Tivemos avanço em candidaturas que se preocupam com o clima, como é meu caso, e de candidaturas que se preocupam com o social".
Quem mais foi eleita?
As assembleias legislativas também contarão com a presença de pessoas trans.
Linda Brasil (PSOL) se tornou a primeira deputada estadual trans eleita em Sergipe, assim como Dani Balbi (PCdoB), eleita pelo Rio de Janeiro. Carolina Iara, da Bancada Feminista do PSOL, continua o legado de Erica Malunguinho na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Fonte: Caé Vasconcelos/UOL
Foto: Reprodução/Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.