RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PAIS DORMEM EM ESCOLAS PARA GARANTIR VAGAS PARA OS FILHOS, NO CEARÁ.

Em algumas escolas, vagas acabaram no primeiro dia da matrícula.
Processo de matrícula na rede estadual termina em 18 de março,


Foi iniciado nesta quinta-feira (21) o processo de matrícula para alunos novatos na rede estadual de ensino. São mais de 41 mil vagas disponíveis para os ensinos fundamental e médio, de acordo com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). As matrículas se encerram no dia 18 de março, mas na manhã desta quinta-feira já tinha escola sem vagas.
A dona de casa Marcela Ferreira do Nascimento chegou à escola na noite desta quarta-feira (20). Três mesas escolares serviram de cama para passar a noite. Ela foi tentar uma vaga para as filhas que estão no ensino fundamental. Cinto e cinco fichas foram distribuídas na escola e, por pouco, ela não ficou de fora. "Por causa de duas fichas eu quase perdia a vaga. Mas disseram para eu esperar que ainda tenho chance de conserguir", disse.
É o que esperam outras dezenas de mães que também dormiram na escola Parque Presidente Vargas, em Fortaleza. É o caso da dona de casa Viviane Maria da Silva, que chegou à escola com as filhas ainda na madrugada desta quinta-feira. Ela levou até o café da manhã para o local. "Como eu sabia que ia demorar, resolvi me prevenir. Já tenho uma filha estudando aqui e preciso de uma vaga para a outra. Não consegui, mas o diretor pediu que eu esperasse pois poderá haver uma desistência".
Um cartaz informava o número de vagas disponíveis para alunos novatos: 175, distribuídas em 10 turmas. Ainda no começo da manhã desta quinta-feira, todas já estavam preenchidas. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Nogueira, "como a quantidade de vagas disponibilizada é reduzida, rapidamente são preenchidas, pois tem gente que chega no dia anterior".
Uma equipe da Secretaria de Educação do Estado está coordenando o processo de matrícula e visitando as escolas onde a demanda tem sido maior nos últimos anos. Nesses casos, como o da Escola Parque Presidente Vargas, em que as vagas se esgotaram nas primeiras horas do dia, os técnicos tentam remanejar os alunos para outras unidades que também sejam próximas da comunidade. "A rede estadual de ensino tem vagas suficientes para atender à demanda e estamos trabalhando para que todos os alunos que procuram as nossas escolas sejam atendidos", dia a coordenadora da Seduc, Hernita Carmem.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.