RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 21 de abril de 2012

REUNIÃO COM PREFEITOS VAI DISCUTIR PROVIDÊNCIAS.

A governadora Rosalba Ciarlini se reúne amanhã (23) pela manhã com os prefeitos dos 139 municípios potiguares que se encontram em situação de emergência devido a estiagem. Rosalba anunciará as novas medidas emergenciais que serão adotadas pelo governo do estado e o resultado da audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que contou com a presença da bancada federal e dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos) e Betinho Rosado (Agricultura e Abastecimento), realizada na última quarta-feira. Depois da reunião, a governadora segue para Aracaju, Sergipe, onde se reúne com a presidenta Dilma Rousseff e governadores de regiões afetadas pela seca. Apenas 15,5% dos 167 municípios potiguares, de acordo com estimativa da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, contam com comissões municipais de Defesa Civil e podem receber os recursos necessários para o enfrentamento da seca.
Os prefeitos que ainda não criaram suas comissões municipais de Defesa Civil passarão por uma capacitação técnica durante todo o dia e receberão orientações sobre que ações emergenciais tomar para garantir o abastecimento e a alimentação da população e que tipo de ações implementar para reforçar os arranjos produtivos locais para reduzir a dependência das chuvas. "Dos 167 municípios, apenas 26 têm comissões municipais de Defesa Civil, requisito básico para captação de recursos junto ao governo federal", reitera a governadora.
Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e a Emater-RN executam ações para amenizar os efeitos da seca. A estiagem atinge, em média, 490 mil pessoas que vivem na zona rural e 878 mil cabeças de bovinos, 396 mil cabeças de caprinos, 546 mil cabeças de ovinos e 161 mil cabeças de suínos no RN.
O Estado colocou em prática um arsenal de ações para minimizar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Norte. A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca está construindo 400 cisternas em 22 comunidades rurais no estado. O projeto, que beneficia 1,4 mil famílias de agricultores, custará R$ 3 milhões - dinheiro que sairá do governo do estado e do Incra. Extensionistas da Emater-RN também estão desenvolvendo ações para a convivência com o semiárido e elaborando projetos de custeio pecuário.

Fonte: Tribuna do Norte

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.