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terça-feira, 3 de abril de 2012

PAC: ROTINA DE ATRASOS, SUPERFATURAMENTO E MÁ GESTÃO.

De acordo com denúncia de “O Globo”, cinco anos após a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as maiores obras de infraestrutura do país têm atraso de até 54 meses em relação ao cronograma original. É o caso da Ferrovia Norte-Sul e do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. Entre as obras com orçamento acima de R$ 5 bilhões, os atrasos são de, pelo menos, um ano. “O Globo” mostra que em dez megaobras, que somam R$ 171 bilhões, os prazos de conclusão previstos inicialmente foram todos revistos. A Nova Transnordestina, por exemplo, obra de R$ 5,3 bilhões, quando anunciada tinha conclusão prevista para o último ano do segundo mandato de Lula. Agora, a entrega está programada para o fim de 2014. Na Ferrovia Norte-Sul o atraso é de quatro anos e meio. No caso da Refinaria Premium I, do Maranhão, a obra mais cara do PAC (R$ 40,1 bilhões), apenas 38% foi concluído após cinco anos. Também a obra de transposição do Rio São Francisco apresenta diversos problemas, tendo sido questionada diversas vezes pelo TCU, principalmente pela elevação do custo final, que passou de R$ 4,8 bilhões para R$ 7,8 bilhões.

Fonte: blog do Álvaro Dias/Eduardo Mota/assessoria de imprensa

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